Foto: Neno Vianna/ PMOP
Em Ouro Preto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), promoveu a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro aconteceu na última quarta-feira (26) no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA).
O evento teve o tema principal: “Na luta por direitos da mulher ouro-pretana no século XXI”, com o debate dividido em três eixos de discussão: “Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres”, “Saúde integral das mulheres e garantia de direitos” e “Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres”.
Leia também:
Durante a cerimônia, a Bateria Efigênia Carabina se apresentou. O grupo, nascido em 2022, é formado por mulheres, sendo um símbolo de empoderamento e resistência cultural, que através da música, canto e dança, promove a cultura afro e ameríndia.
Após, a programação contou com as apresentações da delegada Celeida Martins sobre a Realidade da Atenção à Mulher em Ouro Preto (SRAS), da assistente social Aline Testasicca, da representante da Ouvidoria Feminina, Mariana Nascimento, e da advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Fátima Ramos, que exibiu dados e orientações sobre o atendimento à mulher no equipamento.
A Prefeitura Municipal também esteve presente no encontro. “Este é um momento de escuta e de debate, de compartilhamento, para pensarmos políticas importantes e o não a todos os tipos de violência. Um agradecimento profundo a todas as mulheres que puderam participar”, afirmou a vice-prefeita Regina Braga.
Os debates resultaram na aprovação e/ou aperfeiçoamento das propostas para a regulação municipal, que serão levadas à Conferência Estadual, tanto as que foram trazidas das pré-conferências realizadas nos CRAS, quanto as que surgiram no momento. Entre as propostas, estão: a ampliação e melhoria na capacitação dos profissionais da saúde para o acolhimento humanizado e garantia dos direitos da mulher; acesso das mulheres residentes na área rural ao tratamento em saúde na sede do município; e regulamentação que permite as mulheres comercializam suas mercadorias no centro histórico.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Conferência de Políticas para as Mulheres acontece em Ouro Preto […]