Em Belo Horizonte, o Carnaval da Liberdade 2026 promete oferecer uma agenda gratuita e repleta de atrações que celebram a música e os artistas de Minas Gerais. A festa, organizada pelo Governo de Minas com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e parceiros.
A programação inclui desde ações do pré-Carnaval até os dias oficiais de folia, com samba, blocos de rua, música sinfônica, bailes e intervenção artística.
Leia também:
Entre os destaques da programação de 2026 estão as avenidas sonorizadas, que garantem melhor qualidade técnica aos desfiles nas Avenidas Brasil, Amazonas e Andradas, e o projeto Via das Artes, que combina diferentes formas de arte ao longo dos dias de festa. Também fazem parte da agenda o Palco Aberto – Nova Geração do Samba em BH, apresentações da Sinfônica Pop, atividades no Palácio do Samba e a feira Vila Mineiridade, com mais de 30 expositores de gastronomia típica mineira e afro-mineira.
Uma das novidades desta edição é o Samba na Andradas, um show especial com o cantor Rodriguinho, que acontece na madrugada de 18 de fevereiro, logo após os desfiles das escolas de samba.
Durante o pré-Carnaval, o público poderá aproveitar o Palco Aberto, nos jardins do Palácio das Artes, que reúne grupos e artistas da nova geração do samba local, além do Baile das Artes, com performances diversas e homenagens. A programação musical inclui também concertos da Sinfônica Pop, com tributos a grandes nomes como Ary Barroso e Clara Nunes, e atividades no Palácio da Liberdade dedicadas às tradições do samba.
Criado em 2023, o Carnaval da Liberdade se firmou como política pública que une cultura e turismo, impulsionando a cadeia criativa local e promovendo Belo Horizonte e o estado como destinos culturais.
Confira a programação completa, disponível neste link.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
