A Secretaria Municipal de Educação de Congonhas divulgou nesta semana que a partir de agora irá fornecer gratuitamente absorventes higiênicos para estudantes da Rede Municipal de Ensino que já iniciaram o ciclo menstrual. A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar e a saúde das alunas, além de evitar que elas faltem às aulas durante o período menstrual.
Leia também: Congonhas recebe emendas impositivas para a implementação de projetos na saúde
De acordo com a Secretaria, muitas alunas não têm condições financeiras para comprar seus próprios absorventes, o que acaba afetando a frequência escolar. Segundo estudos, aproximadamente 30% das meninas brasileiras não têm acesso aos produtos de higiene menstrual, o que pode prejudicar sua saúde e desempenho escolar.
A medida é uma forma de promover políticas voltadas para os direitos humanos das pessoas que menstruam, bem como a educação e a saúde. Além disso, a distribuição dos absorventes higiênicos gratuitos visa garantir que as alunas tenham acesso a produtos de qualidade, promovendo a igualdade de gênero e combatendo a discriminação.
A distribuição dos absorventes já começou e será realizada em todas as escolas municipais. Os pais ou responsáveis pelas alunas também poderão buscar os produtos nas unidades de ensino. A medida é um passo importante para assegurar a saúde e bem-estar das alunas e garantir a igualdade de acesso à educação.
POBREZA MENSTRUAL: UM PROBLEMA QUE NÃO OCORRE SÓ EM CONGONHAS
A pobreza menstrual é um problema global que afeta principalmente as mulheres de baixa renda. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 500 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo não têm acesso a produtos de higiene menstrual adequados, o que pode levar a consequências graves para a saúde.
Leia também: Dengue assusta e UBS’s de Congonhas passam a atender livre demanda em casos suspeitos
No estado, a pobreza menstrual também é uma realidade enfrentada por muitas mulheres e meninas. Recentemente, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou um projeto de lei que visa combater a pobreza menstrual no estado. O Projeto de Lei nº 2.877/2021, de autoria da deputada Beatriz Cerqueira (PT-MG, determina a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas públicas estaduais e em unidades básicas de saúde.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Leia também: Estudantes da rede municipal de Congonhas receberão absorventes gratuitos […]
[…] Leia também: Estudantes da rede municipal de Congonhas receberão absorventes gratuitos […]