A cidade de Congonhas registrou um tremor de terra na última quinta-feira (18), com 3,1 de magnitude. A informação foi divulgada pela Rede Cismográfica Brasileira em sua conta oficial no X. Por conta desta situação atípica, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) emitiu uma nota garantindo a normalidade das operações das barragens que controla na região.
O episódio registrado na região central de Minas Gerais aconteceu no mesmo dia, algumas horas antes, do grande terremoto registrado no Chile. A movimentação das placas tectônicas causaram um tremor de 7,4 graus na fronteira com a Argentina. De acordo com diversos jornais brasileiros, 62 cidades brasileiras relataram tremores de terra.
Leia também:
- Pra dançar ‘coladin’: Ouro Preto recebe evento de forró no próximo domingo (28)
- Angelo Oswaldo e Regina Braga confirmam candidatura à reeleição em Ouro Preto
A Rede Sismográfica afirmou: “A cidade de Congonhas, localizada em Minas Gerais, registrou um tremor de terra de magnitude 3.1 mR na noite de quinta-feira (18). O evento ocorreu às 18h56 (horário de Brasília) e foi sentido pela população local.”
Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil e, geralmente, são causados por pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre. No entanto, o tremor em Congonhas, que ocorreu quase quatro horas antes do tremor chileno, levantou preocupações quanto às barragens que cercam o município. Por conta disso, a CSN respondeu à reportagem do jornal O Tempo, descartando qualquer anormalidade.
“A análise de todos os instrumentos de monitoramento indica não ter havido quaisquer alterações nas estruturas, sem a ocorrência de nenhuma anomalia em nenhum ponto destas e nenhum impacto em seus parâmetros de segurança. Cabe destacar que o monitoramento acontece por meio de aparelhos da mais alta tecnologia, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Companhia está buscando mais informações junto ao sismógrafo nacional quanto à origem do evento relatado e reforça que a barragem Casa de Pedra permanece segura, estável e sem quaisquer alterações em seus fatores de segurança.”, diz a nota da CSN.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Congonhas registrou tremor de 3,1 de magnitude; CSN emite nota garantindo normalidade […]
[…] Congonhas registrou tremor de 3,1 de magnitude; CSN emite nota garantindo normalidade […]
[…] Congonhas registrou tremor de 3,1 de magnitude; CSN emite nota garantindo normalidade […]