A Associação de Caçadores de Assombrações e Monstros de Mariana (ACAM) está com inscrições abertas para o curso gratuito “Estudos de Monstros para Iniciantes”, uma iniciativa que propõe uma imersão cultural pelo universo das lendas e mitologias do Brasil e do mundo.
Com abordagem acessível e classificação livre, o curso apresenta personagens do imaginário popular brasileiro, como Caboclo D’Água, Saci-Pererê, Vampiro, Lobisomem, Mãe do Ouro, Mula Sem Cabeça, Noiva de Furquim, Capitão Jack, Maria Sabão, Homem do Saco e Bicho-Papão.
A programação também inclui um panorama internacional das criaturas míticas, explorando figuras como Medusa e Minotauro (mitologia greco-romana), Kraken e Troll (mitologia nórdica), Kappa (mitologia japonesa), Atotolin (mitologia asteca), Manticora (mitologia persa), Strix (mitologia romana), Ammit, Dragão (presente em diversas culturas) e Esfinge (mitologia do Antigo Egito).
Segundo Leandro Henrique dos Santos, presidente da ACAM e idealizador da proposta, o estudo dos monstros vai além do imaginário fantástico. “Estudar os monstros garante uma incrível viagem cultural através da história e dos povos”, afirma.
O curso será realizado em formato híbrido, com aulas virtuais e encontros presenciais na sede da ACAM, no distrito de Passagem de Mariana, em Mariana (MG). A programação inclui ainda visitas técnicas a locais da região associados às narrativas e tradições populares.
O primeiro encontro está marcado para a meia-noite do dia 3 de abril, durante a tradicional Procissão das Almas, em Mariana.
Serviço
Curso: Estudos de Monstros para Iniciantes
Inscrições: até 28 de fevereiro de 2026
Classificação: Livre (menores devem estar acompanhados pelos responsáveis nas atividades e visitas)
Inscrição: pelo e-mail acammariana@gmail.com ou pelo site www.acam.com.br
Informações: WhatsApp (31) 9 8844-8976 – Leandro H. Santos, presidente da ACAM
Leia também:
- Mariana: 70% das ocupações na Serrinha estão em áreas de conservação ambiental
- Acadêmicos de São Cristóvão é tricampeã do Carnaval de Ouro Preto

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
