O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) convocou um ato para nesta sexta-feira (4), às 11h, em frente à Reitoria, para exigir o aumento do auxílio alimentação ofertado pela instituição. A mobilização ocorre após o fechamento temporário dos Restaurantes Universitários (RUs) na última terça-feira (1º) e a decisão da UFOP de conceder um repasse emergencial de R$ 250 a estudantes beneficiários da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).
A suspensão dos RUs foi anunciada após o término do contrato com a empresa terceirizada responsável pelo serviço, que se recusou a estendê-lo até o fim do semestre. A UFOP informou que o valor de R$ 250 será depositado ainda nesta semana para custear despesas com alimentação de alunos em Ouro Preto e Mariana.
Em nota, o DCE classificou o auxílio como insuficiente e criticou a demora da administração universitária para comunicar a situação. A entidade afirmou que a Reitoria justificou o atraso pelo processo eleitoral do próprio DCE, argumento considerado “equivocado” pelos estudantes, já que o diretório “não é a única entidade representativa do corpo discente”.
Inicialmente, o Conselho de Entidades de Base (CEDEB) havia deliberado pela convocação de reuniões nos Conselhos Superiores (CONGRAD e CUNI) para discutir a flexibilização de atividades avaliativas nas últimas semanas do período letivo. No entanto, segundo o DCE, a Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) e a Reitoria consideraram inviável agendar os debates com a urgência solicitada.
O diretório reforçou a importância da presença massiva de estudantes no ato para pressionar por respostas “transparentes e adequadas”. A atual gestão da Reitoria, segundo o DCE, comprometeu-se em campanha a garantir transparência, mas agiu com “apenas um dia útil de antecedência” no comunicado sobre os RUs.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.