Você sabe a diferença entre o charme e o funk? Não? Quer descobrir? Vá até a Praça da Sé, em Mariana na próxima segunda-feira (15), para dançar e se divertir no Baile Charme ‘Ébano’. O evento promete tocar as melhores músicas dos anos 80, 90′ e 2000, sejam nacionais ou internacionais. Os DJ’s entram em cena a partir das 19h.
Esta é a primeira edição da festa que reunirá DJ’s com foco em tocar os flashbacks, no geral, de música negra do Brasil e dos EUA. As informações atualizadas sobre a festa estão disponíveis no perfil @bailecharme_ebano no instagram.
MAS O QUE É UM BAILE CHARME?

Baile Charme
Separe a sua calça boca de sino e suas camisa de seda, o Baile Charme vem ai. Esse tipo de evento teve origem na zona norte do Rio de Janeiro, em meados dos anos 80, tocando R&B contemporâneo e swingbeat, criado a partir do circuito musical Movimento Black Rio, em que as pessoas se reuniam para dançar as músicas do momento, seguindo coreografias sincronizadas com os passos híbridos de dança brasileira-americana, chamados de passinhos. O termo foi cunhado por DJ Corello, que chamava a dança de charminho.
Leia também:
- Ouro Preto é a melhor da Região dos Inconfidentes para viver, segundo índice
- “É um evento político, mas também de celebrar a nossa existência”: 6ª Parada LGBT+ acontece no próximo dia 20 em Ouro Preto
Mas foi em Madureira que o Baile Charme atingiu seu apogeu, com grandes eventos na década de 90, que resistem até hoje. As músicas que tocam são o tradicional funk americano, o soul, funk melody carioca, funk pop brasileiro e o R&B.
DIFERENÇA ENTRE O CHARME E O FUNK
Mas afinal de contas, qual a diferença entre o tal do charme e o famigerado funk? Para especialistas em dança, o funk é uma repetição em que os passos seguem uma sequência. O charme tem a melodia, com os passos sendo mais ritmados.
Em Mariana, os adeptos dos “passinhos” podem esperar uma noite de muita animação na Praça da Sé.


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.