O deputado estadual Leleco Pimentel acusou, nesta quarta-feira (21), o ex-prefeito de Mariana e ex-deputado federal Duarte Júnior de racismo contra o secretário municipal de Agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Evásio Bonifácio. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Real FM.
Segundo Leleco, a acusação tem relação com um vídeo publicado por Duarte nas redes sociais sobre a entrega de maquinários vinculados ao acordo de reparação pelos danos do rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Na gravação, Duarte teria afirmado que Ouro Preto não enviou representantes para a cerimônia, o que, de acordo com o parlamentar, não corresponde à realidade.

Leleco afirmou que Sebastião Evásio esteve presente no evento representando o município e classificou a fala do ex-prefeito como mentirosa e discriminatória. “Falou que não teve ninguém de Ouro Preto lá? Mentiroso, porque agiu com racismo contra aquele que estava representando Ouro Preto, o secretário negro Sebastião Evásio Bonifácio”, disse o deputado. Para ele, houve “falta de respeito e racismo estrutural”.
A cerimônia citada ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais e oficializou a entrega de kits de maquinário para a infraestrutura rural de municípios atingidos pelo desastre da Samarco. De acordo com publicação da Prefeitura de Ouro Preto nas redes sociais, o município foi representado por Sebastião Evásio, que acompanhou a entrega de equipamentos como retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira, trator e caminhões, destinados ao atendimento de propriedades rurais e à manutenção de estradas de acesso aos distritos.
Leia também:
- Ouro Preto entra em alerta: entenda o risco de deslizamentos até 21 de janeiro
- Tragédia na BR-356: acidente com ônibus e carreta deixa morto e 17 feridos
Durante a entrevista, Leleco também rebateu declarações de Duarte sobre a origem dos recursos do acordo de reparação, atribuindo ao ex-prefeito informações falsas sobre sua atuação no processo. O deputado ainda criticou o governador Romeu Zema, mencionando o uso de aeronaves oficiais em agendas políticas, mas destacou que o foco de sua manifestação era o repúdio ao que classificou como ataque racista ao secretário municipal.
A reportagem do Jornal Geraes entrou em contato com o ex-prefeito Duarte Júnior, e aguarda uma manifestação em relação à declaração do deputado estadual Leleco Pimentel.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
