O deputado estadual Leleco Pimentel, membro do Partido dos Trabalhadores (PT), natural de Ouro Preto, causou polêmica ao realizar uma ação simbólica de limpeza no microfone que foi utilizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma cerimônia em Minas Gerais. A atitude ocorreu nesta terça-feira, 29, um dia após Bolsonaro receber o título de cidadão honorário de Minas Gerais.
Na segunda-feira, 28, Jair Bolsonaro foi agraciado com o título em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde o deputado estadual Leleco Pimentel decidiu promover a “higienização” do microfone utilizado pelo ex-presidente. Durante o ato, o deputado do PT explicou sua motivação: “Gostaria de promover uma higienização desse microfone (…) que ontem foi infectado pela boca imunda e suja daquele que promoveu morte no Brasil.”
Leia também: Festival “GastroArte” acontece em distrito de Ouro Preto durante o feriado
As declarações de Leleco Pimentel fizeram referência a críticas contundentes à gestão de Bolsonaro durante a pandemia da COVID-19, associando-a à perda de vidas e à condução inadequada da crise sanitária. O deputado do PT também enfatizou sua preocupação em proteger a integridade das palavras pronunciadas no plenário: “Gostaria de pedir que pudesse higienizá-lo para o senhor. A palavra do senhor possam recuar daqui, sem ser contaminadas por aquele que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil, que roubou e que levou a dignidade de um presidente da república para o lixo depois de roubar tanta joia.”
A atitude de Leleco Pimentel provocou reações divergentes entre os parlamentares presentes na ALMG. Enquanto alguns apoiaram o gesto como um protesto legítimo, outros o consideraram desrespeitoso e exagerado. A cerimônia que concedeu o título de cidadão honorário a Bolsonaro já havia sido alvo de críticas e debates acalorados.
Após o ato de higienização, o microfone foi usado pelo deputado Cristiano, que expressou sua satisfação por poder falar “com tranquilidade”.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
Leleco prefere a boca do Kuruzu, que está sendo acusado de aliciar crianças de 1 a 3 anos, pq isso é supernatural não é verdade