Duarte Júnior responde à acusação de racismo feita por deputado

O ex-prefeito de Mariana e ex-deputado federal Duarte Júnior respondeu, em entrevista ao Jornal Geraes, às declarações feitas pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT), que o acusou de racismo contra o secretário municipal de Agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Evásio Bonifácio. A manifestação do parlamentar ocorreu nesta quarta-feira (21), durante entrevista à Rádio Real FM.

Ao Jornal Geraes, o ex-prefeito de Mariana e ex-deputado federal Duarte Júnior respondeu às declarações do deputado estadual Leleco Pimentel (PT) e negou qualquer prática de racismo. Segundo Duarte, a acusação é infundada e será tratada na Justiça.

“O evento de entrega foi organizado pelo Governo do Estado. Eu estava presente porque essa ideia nasceu no Fórum de Prefeitos. Houve uma solicitação nossa e o governo atendeu. Se o deputado quiser, faça um ofício que nós vamos responder oficialmente. Ficar discutindo em rádio não”, afirmou.

Duarte também disse que possui documentos e registros que comprovam sua atuação no processo de reconhecimento de Ouro Preto como município atingido pelo rompimento da barragem de Fundão. Segundo ele, a entrega dos equipamentos ocorreu “graças ao nosso trabalho”, e não por ações isoladas.

Além de negar qualquer atitude discriminatória, o ex-prefeito informou que adotará medidas judiciais contra o parlamentar. “Ele vai responder pelo artigo 138 do Código Penal. Ele está conversando com um advogado. Não posso deixar alguém falar bobagem em rede social e não me proteger”, declarou.

Leia também:

A acusação foi feita por Leleco Pimentel nesta quarta-feira (21), durante entrevista à Rádio Real FM. O deputado afirmou que Duarte teria agido com racismo contra o secretário municipal de Agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Evásio Bonifácio, ao divulgar um vídeo dizendo que o município não teria enviado representantes para a cerimônia de entrega de maquinários do acordo de reparação da Samarco.

Segundo Leleco, Sebastião Evásio esteve presente no evento representando Ouro Preto. “Falou que não teve ninguém de Ouro Preto lá? Mentiroso, porque agiu com racismo contra aquele que estava representando Ouro Preto, o secretário negro Sebastião Evásio Bonifácio”, afirmou o parlamentar, classificando o episódio como racismo estrutural.

A cerimônia ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais e oficializou a entrega de kits de maquinário para municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015. De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, o município recebeu retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira, trator e caminhões para uso na zona rural e manutenção de estradas.

Leleco também contestou as falas de Duarte sobre a origem dos recursos do acordo de reparação e criticou o governador Romeu Zema (Novo).

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment