A celebração da Semana do Aleijadinho contou, dia 18 de novembro, com a entrega da Medalha Aleijadinho a personalidades homenageadas pela Prefeitura de Ouro Preto. Em colaboração com o Museu Aleijadinho e a Paróquia do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Bairro Antônio Dias, foi realizada a tradição.
Anualmente, nessa data, atividades são realizadas para valorizar a arte e patrimônio do Barroco Mineiro. A determinação é da Lei Estadual 20.470, de 2012
Semana do Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o gênio da arte barroca no Brasil e faleceu em 18 de novembro de 1819, em Ouro Preto, aos 76 anos.
A Semana do Aleijadinho aconteceu em Ouro Preto, de 11 a 18 de novembro. Esta edição trouxe uma programação diversa com o tema “Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias: um olhar religioso, histórico, artístico e cultural“.
Diversas figuras estiveram presentes na cerimônia, como o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, o presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Zé do Binga; o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta; a secretária Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro; o chefe de gabinete da Prefeitura, Zaqueu Astoni; o fundador do Museu Aleijadinho e Bispo Emérito de Oliveira, Dom Barroso; o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o padre Edmar José da Silva, ex-reitor do Seminário de Mariana.
Leia também:
- Confira a programação da Semana do Aleijadinho em Ouro Preto
- Silvia Gomes, de Cachoeira do Campo, revela potência do samba mineiro em seu primeiro álbum solo “Canto pra Recomeçar”
Medalha do Aleijainho
Diversas personalidades foram agraciadas com a medalha Aleijadinho. Os homenageados foram:
- O ex-reitor do Seminário de Mariana, Monsenhor Celso Murilo Souza Reis;
- O ex-ecônomo da Arquidiocese de Mariana, Padre Darci Fernandes Leão;
- O Comandante do 52° BPMMG, Tenente Coronel Joilson Bittencourt;
- Mauro Francisco de Souza Silva, Prior da Ordem Terceira das Mercês e Perdões;
- O Vice-presidente da Vivo, Eduardo Navarro de Carvalho;
- Deputado Federal Reginaldo Lopes;
- Deputado Estadual Leleco Pimentel;
- Dionísia Gomes;
- Harley de Carvalho Lima, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo;
- A Musicista violonista Délcia Maria do Carmo, conhecida como Dona Dó;
- Maria Benícia Ponciano Gomes, presidente da Associação das Senhoras Artesãs;
- Lúcia Nazaré Bento, líder do Artesanato de Maciel, subdistrito de São Bartolomeu;
- O ator e artista plástico Jonas Bloch;
- O Musicólogo Maurício Monteiro;
- Jarbas Soares Júnior;
- O Percursionista Djalma Correia (post mortem);
- Celso Moreira, membro da Irmandade do Santíssimo (post mortem).
A música do evento foi responsabilidade da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), que entoou o hino nacional e o hino à Ouro Preto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Entrega da Medalha Aleijadinho em Ouro Preto marca os 209 anos da morte do artista […]