Durante a 67ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada na quinta-feira (9), o vereador Renato Zoroastro (PSB) apresentou a Representação nº 260/2025, encaminhada a empresas e instituições da região, com o objetivo de buscar apoio ao desenvolvimento dos esportes radicais no município.
O documento foi enviado a órgãos públicos e privados com presença no município, como Vale, Samarco, Nexus, Hexágono, Actech, Bemil, Pedreira Irmãos Machado, Supermercados BH, Cooperouro, Farid, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fundação Gorceix e Fundação Aleijadinho, entre outras instituições.
A proposta destaca a importância de fortalecer práticas esportivas alternativas como skate, bicicleta, BMX, mountain bike, slackline, trekking, escalada e motocross, apontando que essas modalidades são ferramentas de inclusão social, promoção da saúde e valorização cultural.
Leia também:
- Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas
- De Mariana para o mundo: Evy celebra nova fase na Austrália com musical ‘Rent’
Segundo o parlamentar, Ouro Preto possui condições naturais e urbanas favoráveis à prática dessas atividades, com relevo montanhoso, paisagens naturais e espaços públicos que poderiam ser aproveitados para criar infraestrutura esportiva adequada.
“Recentemente, já trouxemos alguns documentos voltados à Secretaria de Esportes, perguntando quais são os apoios e programas voltados aos esportes radicais. O skate, por exemplo, é uma modalidade olímpica e tem muitos praticantes aqui, mas recebe pouco ou nenhum incentivo”, afirmou Zoroastro.
O vereador também citou o crescimento do slackline na cidade. “Recebemos três praticantes da modalidade, que realizam apresentações em Ouro Preto e fora dela. Eles têm um projeto para atender escolas públicas e já fazem atividades na UFOP e na Escola Tomás Antônio Gonzaga”, acrescentou.
Zoroastro defendeu ainda a participação da iniciativa privada para suprir a falta de apoio público: “Estamos buscando parceiros que possam apoiar não só o pessoal do slackline, mas toda a população dos esportes radicais, que hoje recebe muito pouco incentivo do poder público.”
A iniciativa, segundo o vereador, visa articular esforços entre empresas, universidade e o poder público municipal para criar espaços apropriados, apoiar eventos e promover oficinas esportivas, especialmente voltadas para jovens e adolescentes.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Vereador propõe parceria com empresas para incentivar esportes radicais em Ouro Preto […]