Atualmente, a Estrada Real é reconhecida como monumento nacional, devido à Lei 14.698/23, sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União. O percurso turístico engloba 183 localidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre elas, está Ouro Preto, um dos principais pontos da rota.
A lei foi sancionada dia 20 de outubro. De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, a Estrada Real foi aberta em meados do século XVII, período em que a Coroa Portuguesa regularizou os caminhos para o transporte de ouro e diamante, de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Considerada o maior percurso turístico do Brasil, possui 1.630 km de extensão, atravessando a Mata Atlântica, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Atualmente, a Estrada Real é um grandioso atrativo turístico que proporciona uma viagem à história da extração do ouro e diamantes das terras mineradas.
Instituto Estrada Real
O Instituto Estrada Real organiza o percurso em quatro caminhos:
- Caminho dos Diamantes: Diamantina – Ouro Preto;
- Caminho Novo: Ouro Preto – Porto Estrela;
- Caminho Velho: Ouro Preto – Paraty;
- Caminho do Sabarabuçu: Glaura – Cocais.
O Prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a importância do feito para o município. “Esse reconhecimento é muito bom para que todos venham passar pela Estrada Real e para que nós, ouro-pretanos, possamos estar sempre preservando essa rota turística como um caminho que vem do passado, mas alcança o futuro através da Cultura e do Turismo”, afirmou.
Leia também:
- Bolsa Família disponibiliza cronograma da pesagem em Mariana
- Acidente na BR-040 em Itabirito deixa uma pessoa morta e outra gravemente ferida
Passaporte da Estrada Real:
A Estrada Real conta com o Passaporte Real, para que o turista possa carimbar o documento nos locais credenciados durante o percurso e guardar como lembrança. Para obter o passaporte é necessário preencher o cadastro aqui e realizar a solicitação nos locais de retirada.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou, que em Ouro Preto, os pontos de retirada de passaportes são: Loja Mocotó Galeria/Jacubas Livros e Artes, na Praça Tiradentes; Loja Aqui Di Minas Produtos Artesanais, na Rua Conde de Bobadela (Rua Direita); e Hotel Solar de Maria, na Rua Tomé Afonso, no Rosário. Ao longo do caminho, o viajante recebe carimbos de diferentes locais para preencher o seu passaporte, ao completar o trajeto ele ganha um certificado para cada um dos trajetos. Os turistas que percorrem os quatro caminhos são contemplados com o Certificado Especial, como símbolo de reconhecimento máximo da Estrada Real.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Estrada Real é reconhecida como monumento nacional […]
[…] Estrada Real é reconhecida como monumento nacional […]
[…] Estrada Real é reconhecida como monumento nacional […]