Família é encontrada morta com suspeita de inalação de monóxido de carbono

intoxicação por monóxido de carbono

Uma família de quatro pessoas foi encontrada morta dentro de um apartamento em Uberlândia neste domingo (11). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao chegarem no apartamento já encontraram as quatro pessoas sem vida, com sinais de intoxicação por monóxido de carbono.

As vítimas eram pai e mãe, de 33 e 34 anos, respectivamente, o filho de 11 e a filha de 16. No apartamento também estavam dois familiares de 32 e 63 anos que foram levados para a UAI Tibery para avaliação médica. Segundo a nota do Corpo de Bombeiros “Ambos estavam estáveis, em princípio, [apresentavam] somente [sintomas de] cefaleia (dores de cabeça, coriza)” 

O pai de uma das vítimas havia chamado o Corpo de Bombeiros, pois toda família estaria desacordada devido a um vazamento de gás de um aquecedor recém instalado. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), e o velório deve ocorrer nesta segunda-feira (12).

Durante a ação foi desligado a eletricidade e o gás do prédio para realizar a ventilação do espaço. Não houve risco de explosão.

Segundo Alfredo Schmidt-Hebbel Busch, médico e gerente técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina, “A inalação de monóxido de carbono é extremamente perigosa. Primeiramente porque o gás não tem cheiro, o que dificulta que a pessoa perceba que está inalando. Segundo porque o monóxido de carbono se liga à hemoglobina, proteína que é a responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Assim ocorre a interrupção do transporte do oxigênio para os tecidos do corpo, mesmo quando a pessoa respira uma quantidade suficiente”, alerta.

Leia também:

“Os sintomas de uma intoxicação leve incluem dores de cabeça, enjoos, sonolência e confusão, que muitas vezes as vítimas concluem que são sintomas de outras doenças, como enxaqueca, intoxicação alimentar ou por bebidas alcoólicas. Isso faz com que as vítimas geralmente não saiam do local onde estão expostas. Às vezes a vítima fica sonolenta, mas não atribui isso a uma possível intoxicação, e acaba dormindo no local, continuando a inalar o monóxido de carbono, e pode morrer dormindo”, informa Buch.

Sintomas da intoxicação:

Leves: dores de cabeça, enjoos, tontura, vômitos, dificuldade de concentração, sonolência e falta de coordenação;

Moderados: falta de discernimento, confusão, inconsciência, convulsões, dores no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma;

Graves: Geralmente fatais. As poucas vítimas que se recuperam de um quadro grave podem apresentar sintomas por várias semanas.

(via Secretaria de Saúde de Santa Catarina)

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment