Faop se prepara para II Seminário de Direito do Patrimônio Cultural


A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) realizou uma visita ao Centro de Artes e Convenções da UFOP para avaliar o espaço do mini laboratório de conservação e restauração, que será operado pela instituição durante o II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, nos dias 06 e 07 de novembro. O evento, intitulado “A Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural Inventariado”, reunirá academia, poder público e sociedade civil para debater os desafios e perspectivas jurídicas relacionadas à proteção do patrimônio cultural inventariado no Brasil.

Durante o seminário, a Faop será responsável pela concepção de um protótipo de laboratório de restauração, onde serão expostas obras em processo de restauro e realizadas demonstrações de técnicas de conservação. A ação contará com a equipe
do Labcor para receber os visitantes.

Leia também:

Além disso, a Fundação também será responsável pela produção de um tapete devocional de serragem, inspirado na tradição da Semana Santa, evidenciando outra de suas especialidades.

O seminário também irá a elaborar uma Carta Conclusiva, que orientará políticas públicas e ações relacionadas à preservação do patrimônio cultural no Brasil, fortalecendo o diálogo entre academia, poder público e sociedade civil.

“Essa preparação é essencial para que possamos oferecer experiências de qualidade aos participantes e demonstrar a importância do patrimônio cultural inventariado”, contou Cesar Teixeira de Carvalho, assessor técnico de promoção e extensão cultural da Faop.

“É mais uma chance de evidenciar nosso papel central nesse tema, não apenas em Ouro Preto, mas em todo o Brasil, já que, desde os anos 70, formamos técnicos restauradores que levam o conhecimento e a excelência da Faop para diversas regiões do país e até para o exterior”, ressaltou Wirley Reis, presidente da Faop.

O seminário é organizado pela Associação dos Observadores dos Direitos Difusos e Coletivos de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), e conta com o apoio de instituições como o NEPAC/UFOP, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, 49ª Subseção da OAB de Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do IFMG – campus Ouro Preto e entidades ligadas ao patrimônio cultural.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Faop se prepara para II Seminário de Direito do Patrimônio Cultural”

  1. […] Faop se prepara para II Seminário de Direito do Patrimônio Cultural […]

Leave a Comment