Após um primeiro ato marcado por música de qualidade, público engajado e celebração da cultura regional, o Festival Uaimií segue sua jornada com a realização do segundo ato no próximo final de semana, dia 21 de junho (sábado), na Eco Pousada Mirante do Espinhaço, em Acuruí (Itabirito/MG), localizada no coração do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
A programação começa cedo, às 8h, com um emocionante Trilhão 4×4, seguido, às 10h, pelo plantio de mudas nativas como parte das ações de educação ambiental do projeto Gandarela Criativa. Às 11h, acontece o Dia de Campo sobre a produção de pitaya, promovendo os saberes da agricultura familiar local.
A partir do meio-dia, o público poderá saborear uma tradicional paçoca de carne na Cozinha Show, e a tarde será embalada por atrações musicais. Às 15h, o DJ Bernd Stefan Zull assume as pick-ups com seu acervo de vinis. Em seguida, às 16h, o palco será tomado pelo grupo Forró Lorota, que promete uma animada festa junina com forró pé-de-serra, quadrilha, contação de causos e correio elegante ao vivo. O encerramento está previsto para às 19h.
O festival contará com intérprete de Libras e monitora especializada para pessoas com deficiência, reforçando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade.
A iniciativa é uma realização da Uaimií Produções, em coprodução com a Holofote Cultural, e conta com patrocínio master do Grupo Avante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem ainda o apoio da Prefeitura de Itabirito, da Associação de Moradores do Acuruí e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
O Festival Uaimií é um convite à vivência do território por meio da arte, da gastronomia, dos saberes populares e da natureza. Uma celebração que também fortalece a Rota Turística Jaguara, conectando cultura, meio ambiente e desenvolvimento local.
Festival Uaimií valoriza território, cultura e sustentabilidade no Acuruí
O Festival Uaimií é uma celebração que integra arte, meio ambiente e desenvolvimento local. Idealizado pela Uaimií Produções, em coprodução com a Holofote Cultural, o projeto tem patrocínio master do Grupo Avante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Itabirito, da Associação de Moradores do Acuruí e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
O primeiro ato, realizado no dia 24 de maio no Restaurante Catana da Serra, foi um sucesso, reunindo moradores, turistas e artistas em um ambiente acolhedor, com música instrumental, medidas de sustentabilidade e acessibilidade.
Um convite para descobrir a Rota Jaguara
Participar do Festival Uaimií é também uma forma de explorar os encantos da Rota Turística Jaguara, uma experiência única entre natureza, cultura e hospitalidade. A Rota conecta os municípios de Ouro Preto, Itabirito, Santa Bárbara e Rio Acima, passando por comunidades, vilarejos e atrativos naturais preservados. A vivência inclui trilhas, gastronomia local, pousadas aconchegantes, feiras, artesanato e paisagens deslumbrantes — um convite para se reconectar com o essencial.
Leia também:
- KVSH e Orquestra Ouro Preto anunciam “Potter 3.0” e show em BH
- Veja o tour 360° pelas ruínas da Estação de Engenheiro Corrêa

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Partiu Acuruí? Festival Uaimií promete um dia inesquecível na Serra do Gandarela […]
[…] Partiu Acuruí? Festival Uaimií promete um dia inesquecível na Serra do Gandarela […]
[…] Partiu Acuruí? Festival Uaimií promete um dia inesquecível na Serra do Gandarela […]
[…] Partiu Acuruí? Festival Uaimií promete um dia inesquecível na Serra do Gandarela […]