Após denuncia da população, equipe da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto prendeu em flagrante um homem por pichação “Fora Saneouro” na tarde deste sábado, dia 11 de fevereiro.
Ele foi conduzido pelo crime de atividade potencialmente poluidora, em conformidade com o ART. 65 – Pichar ou por outro meio conspurcar edificações ou monumentos urbanos.
O autor foi em encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto e colocado a disposição da justiça.
Para denúncia, ligue 153 ou 3559-3026
+ Jovem passa mal e associa intoxicação à água de Ouro Preto
Saneouro foi o motivo da pichação em Ouro Preto
Recentemente, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ouro Preto instaurou um processo administrativo contra a Saneouro, após atestar diversas alterações no padrão de qualidade da água distribuída na cidade. O órgão fiscalizador detectou mudanças no padrão de turbidez, de cloro, coliformes totais e Escherichia coli de forma recorrente.
Além disso, um estudo protagonizado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rafael Kopschitz, encontrou problemas de não cumprimento das exigências mínimas de amostragem, monitoramento e qualidade da água presente nos sistemas de abastecimento de Ouro Preto, sob responsabilidade da Saneouro.
O estudo diz que não são poucos os casos em que a amostragem, tanto na saída do tratamento quanto no sistema de distribuição, ficou muito aquém do exigido, o que pode causar em riscos à saúde do consumidor.
A Saneouro, por sua vez, rebateu o estudo, dizendo que o levantamento possui informações inverídicas e dados inconsistentes, além de ser um material enviesado, já que Rafael é coordenador do Observatório Nacional do Direito à Água e Saneamento (ONDAS), que vem tendo atuação nas mesas de diálogo com a Prefeitura de Ouro Preto para que haja a remunicipalização do serviço de abastecimento hídrico na cidade.
A concessionária ainda afirmou que mantém a qualidade da água nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A concessionária disse ainda que realizou investimentos na ordem de R$ 44 milhões para tal.
+ Estudo encontra “falha gritante” na desinfecção da água distribuída pela Saneouro, em Ouro Preto
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Ouro Preto: Guarda Municipal prende homem por pichação "Fora Saneouro" […]