O Fórum Regional de Diversificação Econômica de Ouro Preto será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com uma programação voltada à discussão de alternativas para ampliar oportunidades, gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento sustentável no município e na região dos Inconfidentes.
Na quarta-feira (21), durante o Café com a Imprensa realizado como parte da programação preparatória, foram apresentados os objetivos do Fórum e o papel da diversificação econômica como estratégia para ampliar oportunidades e reduzir a dependência de atividades tradicionais. O evento é alinhado ao Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) e às diretrizes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
O secretário municipal Felipe Guerra apresentou dados sobre o mercado de trabalho em Ouro Preto e destacou o crescimento recente do município. “Saímos de 15 mil postos de emprego no início do mandato do governo Angelo para 22 mil postos de emprego agora, entre tantas outras melhorias no setor econômico, obviamente sempre aliado ao desenvolvimento social”, afirmou.
Segundo ele, Ouro Preto possui uma política pública estruturada em seis eixos de diversificação econômica, que orientam as ações do município na atração de investimentos e no fortalecimento de novos setores produtivos.
Leia também:
- Deputado acusa ex-prefeito de Mariana de racismo contra secretário de Ouro Preto
- Estudo da UFOP revela aumento de 70% em casos de autolesão em Ouro Preto
O prefeito Angelo Oswaldo (PV) ressaltou a expansão recente da atividade econômica no município e a importância da articulação regional. “Nós fomos campeões por toda parte, que se registra o avanço de Ouro Preto na geração de emprego e no aumento da renda”, declarou, ao destacar a implantação de novas empresas na cidade e nos distritos.
A programação inclui, no dia 29, o 1º Fórum Municipal de Empreendedorismo Feminino, com abertura às 13h, seguido da abertura oficial do Fórum e da apresentação do PADE. Ao longo dos dois dias, serão realizados painéis e palestras sobre inovação territorial, turismo, economia criativa, desenvolvimento rural, sustentabilidade, inteligência territorial, bancos comunitários e inclusão produtiva, além de oficinas temáticas e apresentação dos resultados.
O Fórum é um projeto do Instituto Fórum, com realização da Prefeitura de Ouro Preto e da ADOP — Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, patrocínio da Samarco e da Vale e apoio de instituições locais e estaduais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: https://forumregionalmg.com.br/.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
