Em agosto, a Comunidade de Fundão do Cintra, subdistrito de Santo Antônio do Salto, celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio do Fundão do Cintra, patrimônio imaterial de Ouro Preto. Este ano, no 30° aniversário da Paróquia de Santa Efigênia, da qual a comunidade faz parte, as celebrações começaram dia 31 de julho e se estendem até 04 de agosto, contando com celebrações da palavra, missas e dias festivos.
O evento organizado pela Paróquia de Santa Efigênia recebe apoio da comunidade de Santo Antônio do Salto, que todo mês de agosto vai até a região do Fundão do Cintra para ajudar na preparação da festa. Os moradores participam desde a retirada de bambus para produção de tochas que serão utilizadas na procissão, até a confecção de roupas que irão ornamentar a santa.
Em dezembro de 2009, a festividade foi registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, formalizando a importância do evento para a comunidade de Santo Antônio do Salto. Inicialmente a festa contava apenas com celebrações religiosas, coroações e rezas que aconteciam na pequena capela da localidade. Posteriormente, Valdemiro Jesus, morador do distrito, decidiu acrescentar uma banda às comemorações, fazendo com que deixasse de ser apenas um evento religioso e começasse a ser uma festa completa para Santo Antônio do Salto.
Leia também:
- Confira: concurso com 50 vagas de emprego disponíveis em São Francisco de Paula
- Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor
A programação completa da celebração está disponível abaixo:
31/07 – 19h – Celebração da Palavra
01/08 – 19h – Celebração da Palavra
02/08 – 19h – Celebração da Palavra e participação do Coral de Lavras Novas
Dias festivos
03/08 – Sábado
18h30 – Chegada da corporação musical
18h30 – Saída das bandeiras da residência de Adriano de Souza – Outra Branda de Baixo
19h30 – Celebração da palavra, com participação do Coral de Santa Rita
04/08 – Domingo
10h30 – Chegada das corporações musicais
13h30 – Missa festival me honra a Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.