O Gerdau Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau completa 35 anos neste mês (06). Para celebrar a data, foi lançado o concurso de memórias “Eu e o Gerdau Germinar”. O objetivo é resgatar recordações de quem já participou das atividades e os impactos positivos das ações para as pessoas e as comunidades.
As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever até o dia 15 de julho, através do formulário de inscrição, onde também está disponível o edital com mais informações. Para participar, é preciso anexar ao formulário uma fotografia autoral e original, que mostre a participação em alguma atividade do Germinar, e um texto de até mil caracteres contextualizando a imagem.
É preciso ter mais de 18 anos para se inscrever, mas pessoas menores de idade podem participar anexando a autorização dos responsáveis, também disponível no formulário de inscrição.
Leia também:
São duas categorias de premiação: público interno, para colaboradores próprios e terceirizados; e público externo, para a comunidade em geral. Serão selecionadas duas histórias de cada categoria e os vencedores vão ganhar uma placa de reconhecimento e uma visita exclusiva ao Biocentro do Germinar, com mais cinco convidados à sua escolha, em data a ser definida pela organização. O resultado tem previsão de divulgação em 30 de julho.
Desde sua inauguração, o Germinar já alcançou mais de 400 mil pessoas, entre estudantes, educadores, membros das comunidades, de instituições de ensino, ONGs e colaboradores.
“Há muita história inspiradora a ser revivida e nada melhor que os próprios participantes nos contarem sobre essas experiências e como elas impactaram suas vidas. São 35 anos de importantes resultados alcançados, com ampliação da percepção ambiental em pessoas de diversas idades e contextos. E estímulo à pesquisa científica”, afirma Fernanda Montebrune, Especialista de Sustentabilidade da Gerdau.
O programa Germinar é fundamentado no trinômio “Educação, Ambiente e Cidadania” e tem como missão promover ganhos mútuos entre a sociedade e o meio ambiente. Ao longo de sua história, foram promovidas centenas de visitas técnicas ao Biocentro, localizado em Ouro Branco, com atividades sobre a biodiversidade, a produção do aço, a importância do monitoramento da qualidade das águas, além de ações de conscientização e preservação ambiental.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.