Nos dias 23 e 24 de abril, a Guarda Municipal de Ouro Preto participou de uma capacitação sobre políticas públicas LGBTQIA+, promovida pelo Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município.
A formação teve como objetivo aprimorar a abordagem e o atendimento prestado à população LGBTQIA+, promovendo uma conduta mais acolhedora, inclusiva e consciente no exercício da segurança pública.
Em vídeo publicado pela Prefeitura de Ouro Preto, a coordenadora do CRA LGBT+, Iolanda Gabriela, destacou a proposta da iniciativa: “Hoje, dia 23, e amanhã, dia 24, a gente vai estar fazendo uma capacitação com a Guarda Civil Municipal, uma capacitação elaborada pelo Centro de Referência Econômica LGBT. Passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social e agora a gente está ampliando para outras secretarias.”
Durante os dois dias de atividades, foram abordados temas como direitos humanos, cidadania, formas de violência e preconceito, além de práticas adequadas de atendimento.
Leia também:
- Vereador Kuruzu comenta manifestação por moradia em Ouro Preto
- Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, a formação é estratégica para o aprimoramento dos serviços prestados: “Essa capacitação é fundamental para o nivelamento dos procedimentos operacionais, também o atendimento ao público, e isso influencia todos os nossos procedimentos operacionais, desde a bondagem, a verbalização, o atendimento, aquela prestação de auxílio mesmo da Guarda Municipal ao público LGBT que ia mais.”
O subcomandante da corporação, Lino, também comentou sobre a importância da ação para a atuação dos agentes: “Vamos consolidar cada vez mais essa política de inserção e cidadania dos guardas para com as pessoas que se enquadram dentro dessa comunidade. Então, o trabalho é importante, o trabalho será que eu fico no sentido que, com a gente se dando capacidade, ele poderá entregar também cidadania a esse grupo social.”
A capacitação faz parte de uma agenda contínua de formações promovidas pelo CRA LGBT+ com diferentes setores do poder público municipal. A proposta é fortalecer as ações de respeito, equidade e inclusão, reforçando o papel das instituições na garantia dos direitos da população LGBTQIA+ em Ouro Preto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.