O Parque Natural Municipal das Andorinhas recebeu neste final de semana, dias 8 e 9 de junho, a segunda edição do evento Cultura e Esporte no Parque das Andorinhas, com a Abertura da Temporada de Montanha (ATM), com patrocínio da Herculano Mineração. Esportistas, visitantes e a comunidade ouro-pretana participaram de ações desenvolvidas no parque, como oficinas de escalada esportiva, boulder, mountain bike, trekking, highline, corrida de montanha e rapel.
O evento contou ainda com shows da dupla Dico e Dora, grupo Forropiá e a banda Equipe Rock. Em ritmo de festa junina, a quadrilha Pé de Moleque, do bairro Santa Cruz, também se apresentou no evento. O prefeito Angelo Oswaldo esteve presente e ressaltou a importância do evento: “Cultura e Esporte nas Andorinhas, o nosso Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas acolhe um belíssimo festival com patrocínio da mineração Herculano e oportunidades para todos, no esporte, no lazer, na cultura, no atletismo, no montanhismo, tudo de bom acontece neste grande festival”, ressalta Angelo.
Leia também:
- Este sábado é dia de Festa junina em Santo Antônio do Leite
- SINE Ouro Preto oferta mais de 740 vagas em mais de 160 funções
O parque recebeu ainda atividades para as crianças de todas as idades, como futebol de sabão, pula-pula pequeno e grande, chute a gol, multiplay e piscina de bolinhas. Para animar, teve o show da Binha e a turma brincando de brincar. O evento teve a participação do artesanato ouro-pretano. “Eu fui convidada hoje pelo parque para poder apresentar o meu artesanato. É uma alegria fazer esse tipo de coisa, é uma distração e é uma preservação daquilo que é cultural. Então eu estou tentando trazer de volta as brincadeiras antigas. Então, a gente tem o jogo da velha, a gente tem as bonequinhas de vestir, que hoje a gente usa ímã porque fica mais fácil das crianças brincarem e atrai mais. A gente tem o dominó que é pintado a mão um a um. E é isso, é voltar aquilo que foi tão importante para mim na minha infância”, explica a artesã Judith Andrade.
O vereador Alex Brito explica a importância do turismo ecológico, que vai além da proteção da natureza e também do turismo de aventura com a participação do esporte no Parque das Andorinhas. “Domingo tá rolando um super evento aqui no Parque das Andorinhas. Caminhada, bicicleta, trekking, escalada, montanhismo, vários eventos esportivos em um evento só. Está super bacana! Vem cuidar da cachoeira, vem aproveitar a cachoeira das Andorinhas”, ressalta Alex Brito.
Por sua vez, Marcos Knupp, professor de turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, participou do evento no Mountain Bike. “Esse evento é fantástico pra gente que gosta do esporte. Aqui é um paraíso pra quem gosta de praticar o mountain bike e essa pista a gente cuida com muito carinho. A gente fala que aqui é o quintal da nossa casa, como se fosse uma extensão da nossa casa. Um espaço público que deve ser cuidado na maneira como deve ser. Muito bem cuidado, sinalizado, com bastante segurança, podendo trazer seus filhos para poder praticar esporte e aliar isso com o turismo de natureza, o ecoturismo, e o turismo de aventura. Cada vez mais têm surgido pessoas aqui. Há um fluxo maior de pessoas para essa intenção, fazendo um parque mais vivo, trazendo vivência ao nosso espaço público”, explica.
O coordenador do evento e diretor da Holofote Cultural, Gilson Antunes, explica que é um evento para toda a família. Estamos realizando a segunda edição da cultura no Parque das Andorinhas, desta vez, juntamente com a Abertura da Temporada de Montanhas. Além da prática de esportes ao ar livre, temos um evento para toda família com banda de forró, rock, sertanejo e muita programação para as crianças. A importância do turismo ecológico vai além da proteção da maturação pois proporciona forte conexão entre a fauna, a flora e o visitante”, ressalta.
O “Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Fundação Gorceix, com patrocínio da Herculano Mineração e produção da Holofote Cultural e Instituto Rococó.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.