A inconfidente Hipólita Jacinta Teixeira de Mello foi oficialmente reconhecida como uma heroína da pátria brasileira nesta segunda-feira (6). A primeira mulher a integrar o panteão da Inconfidência teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hipólita destacou-se na luta contra o domínio português ao escrever a carta que denunciou Joaquim Silvério dos Reis como traidor da Revolução.
Jacinta foi uma das mulheres que ansiava pela independência do Brasil e atuou junto ao movimento dos Inconfidentes no século XVIII. Reconhecida por sua coragem e cultura, desempenhou um papel fundamental dentro do grupo, desafiando os padrões de gênero de sua época.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Criado em 1992, o livro tem páginas de aço que preservam a memória das pessoas que marcaram a história do Brasil lutando pela liberdade e pela pátria. A publicação é guardada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Entre as personalidades já inscritas estão Zumbi dos Palmares, Ulysses Guimarães, Maria Filipa de Oliveira, Dandara dos Palmares, Machado de Assis e Chico Mendes.
Leia também:
- Forte chuva causa transtornos no Centro de Mariana
- Planeta Ouro Preto promete maior edição de todos os tempos em 2025
Quem foi Hipólita Jacinta?
Hipólita Jacinta Teixeira de Melo (1748-1828), natural de Prados, Minas Gerais, foi a única mulher a atuar ativamente na Conjuração Mineira. Rica e destemida, Hipólita financiou ações revolucionárias, cedeu sua fazenda para reuniões secretas e escreveu cartas estratégicas, incluindo a que alertou sobre a prisão de Tiradentes e a traição de Joaquim Silvério dos Reis.
Após o fracasso do movimento, Hipólita teve seus bens confiscados, mas não chegou a ser presa. Pertencente à elite de Vila Rica, ela se casou aos 33 anos, adotou uma criança e gerenciava sua fazenda com independência. Apesar de sua relevância histórica, foi apagada da memória oficial, e sua fisionomia permanece desconhecida.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Hipólita Jacinta é inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria […]