O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), começou neste mês de agosto o projeto de Planejamento de Negócios Reassentamento na região de Mariana, incluindo o distrito de Bento Rodrigues. A iniciativa vai oferecer suporte técnico no planejamento, desenvolvimento e na estruturação de ações, potencializando a competitividade de produtos e serviços de empreendimentos.
Os negócios de pequeno porte que participarão do projeto foram selecionados pela Fundação Renova e receberão consultoria especializada do instituto.
O projeto foi desenvolvido pela Gerência de Consultoria para Negócios do IEL para a Fundação Renova, e contempla as seguintes etapas:
- Elaboração de planos de negócios individuais
- Acompanhamento de negócios individualizados e grupos produtivos
- Disponibilização de um sistema de gestão
Em nota foi anunciado que a ação terá encontros presenciais que acontecerão durante 16 meses. A metodologia de trabalho do projeto foi apresentada pela Gerência de Consulta para Negócios à Fundação Renova na última quarta-feira (21) e foi aprovada pela entidade.
“O plano de negócios é fundamental para os empreendimentos uma vez que minimiza as incertezas, organiza as ideias e contribui para o processo decisório dos empreendedores”, destaca o analista de Inteligência Competitiva da Consultoria para Negócios Rolf Elias Gaspar.
O que é o IEL?
O Instituto Euvaldo Lodi prepara empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade. Presente em todo o território nacional, oferece soluções customizadas em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras:
- Promove a interação da indústria e dos industriários com centros de conhecimento.
- Contribui para o aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável.
- Colabora com o fortalecimento e a difusão do empreendedorismo.
- Investe no aprimoramento da gestão e da educação empresarial.
Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, o IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados.
Leia também:
- Confira as agendas dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto hoje (27/08)
- ‘Eu não desisti dos meus sonhos’, diz Júlio Pimenta ao anunciar retirada da candidatura em Ouro Preto
Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, a defasagem tecnológica da indústria brasileira ficou visível. Neste momento, o IEL começou a diversificar suas atividades. A partir daí, experiências internacionais levaram o Instituto a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.
Hoje, o Instituto atua nos 26 estados e no Distrito Federal. A partir da estrutura nacional do Sistema Indústria, o IEL estimula a autonomia de suas 101 unidades operacionais, que executam os projetos e desenvolvem novos negócios. Mais de 1,5 milhões de estudantes realizaram seu estágio por meio do IEL.
Aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e estágio, além de consultorias para empresas de todos os portes, esse é o trabalho do IEL, contribuindo para a geração de novos negócios, para a inovação e consequente aumento da competitividade da indústria em diversos segmentos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Instituto oferece consultoria a empreendimentos na região de Mariana […]