A arquidiocese de Mariana, divulgou que após estar fechada por quase 10 anos, a Igreja do Bom Jesus, no bairro Cabeças em Ouro Preto, será restaurada. O início dos trabalhos foi marcado por um evento no adro da igreja, espaço em volta do templo religioso, com a presença do Padre Adilson Luiz, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, autoridades e a população local.
As obras serão divididas em três etapas, a primeira, e mais urgente, é a restauração estrutural, que tem previsão de durar 18 meses. A segunda etapa será para a obra de contenção de um muro ao lado da Igreja. E por fim, a terceira etapa será responsável por restaurar os elementos artísticos do templo.
A Igreja, tombada a nível Federal desde 1939, receberá para as obras R$3,7 milhões, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leia também:
- Faop: estão abertas as inscrições para cursos livres no Núcleo de Artes & Ofícios
- Ouro Preto nas Olimpíadas: Alice Gomes integra equipe da Ginástica de Trampolim
A Igreja foi construída e ornamentada entre 1761 e 1797, tem como nome oficial “Capela dos Santíssimos Corações, São Miguel e Almas e Senhor do Bom Jesus de Matozinhos”. Um ponto de destaque em sua ornamentação, é a representação do Arcanjo São Miguel sobre as almas do purgatório em processo de purificação, obra atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, na entrada do templo. No interior há duas pinturas de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, que representa a Paixão de Cristo, nos corredores laterais.
“A Arquidiocese de Mariana se alegra com a preservação de mais este belo exemplar de seu patrimônio artístico e religioso”, disse o Arcebispado em nota.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Igreja do Bom Jesus: Começa o restauro de templo histórico de Ouro Preto […]