Celso Cota garante inauguração da UPA São Pedro ainda este ano em Mariana

Celso Cota garante inauguração da UPA São Pedro ainda este ano em Mariana

O atual prefeito de Mariana Celso Cota (PSDB) voltou a garantir a inauguração da UPA São Pedro ainda neste ano. Em entrevista para o repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real, o chefe do executivo, que se aposentou da política por motivos de saúde, reforçou que a entrega do equipamento público é uma prioridade do final do seu governo, assim como a inauguração da sede da Guarda Municipal.

A UPA São Pedro é uma obra que já dura 10 anos na Primaz de Minas. O seu projeto começou em 2014 e foi interrompida no ano seguinte devido a dificuldades financeiras e discordâncias em relação às recomendações do Ministério da Saúde. Somente em 2021, sob a administração de Juliano Duarte, as obras foram retomadas, com a aprovação de um crédito adicional para finalizar a parte interna do edifício.

“Anunciamos hoje que vamos inaugurar a sede da Guarda Municipal e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ainda este ano, para melhorar a estrutura de saúde da cidade. A parte externa da UPA está muito adiantada e agora depende de algumas intervenções, com previsão de inauguração para novembro”, afirmou Cota para a Rádio Real. A declaração foi feita no evento de inauguração da Delegacia da Polícia Civil da cidade.

Quando assumiu a Prefeitura em agosto de 2023, Celso deu uma entrevista coletiva em que afirmou que a inauguração do equipamento público aconteceria no início deste ano. Contudo, a entrega da obra não veio. Já em abril deste ano, em nova declaração, o mandatário municipal prometeu o corte da faixa para julho, no aniversário da cidade.

Celso explica como a repactuação pode ajudar nos problemas da saúde de Mariana

Cota também ressaltou o impacto positivo que o acordo de repactuação trará para a saúde da cidade. “Esse projeto prevê R$ 1 bilhão para infraestrutura e desenvolvimento econômico, com quase R$ 1 bilhão especificamente para a saúde, permitindo que o município se projete para o futuro”, disse.

Leia também:

Em relação aos leitos de UTI, Cota mencionou que as obras no Hospital Monsenhor Horta estão paralisadas devido a irregularidades no projeto original. No entanto, com os recursos garantidos pela repactuação, ele acredita que será possível retomar e finalizar essas obras para atender à crescente demanda de saúde em Mariana, que está recebendo uma população flutuante que se fixa na cidade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment