A Prefeitura de Ouro Preto, junto ao Conselho Municipal de Saúde, emitiu um alerta à população sobre os riscos da intoxicação por metanol, substância tóxica presente em produtos industriais e em bebidas alcoólicas adulteradas.
De acordo com o comunicado, o metanol é altamente perigoso, mesmo em pequenas quantidades. A ingestão pode causar náusea, tontura, confusão mental, dor abdominal e visão turva, podendo evoluir para cegueira, coma e morte.
Leia também:
- Menina de 9 anos sofre traumatismo em acidente de bicicleta em Itabirito
- Jovem morre em grave acidente na MG-129 entre Gol e van
O alerta destaca que a intoxicação ocorre, geralmente, pela ingestão acidental ou intencional de bebidas adulteradas, álcool combustível, solventes e anticongelantes. Segundo a prefeitura, os casos podem acontecer em festas, bares ou eventos que vendem produtos de origem duvidosa.
“Se suspeitar que consumiu algo adulterado ou apresentar sintomas, procure ajuda médica imediatamente. A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave e deve ser tratada o quanto antes”, reforça o comunicado.
O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura ressaltam ainda que a prevenção é a melhor forma de proteção, recomendando que a população verifique sempre a procedência das bebidas e evite consumir produtos sem registro ou com aparência suspeita.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.

[…] Prefeitura de Ouro Preto emite alerta para risco de intoxicação por metanol […]
[…] Prefeitura de Ouro Preto emite alerta para risco de intoxicação por metanol […]