O Iron Biker Brasil 2025, realizado em Mariana, trouxe não apenas movimentação esportiva e turística, mas também um legado ambiental. A Prefeitura anunciou o plantio de 1.600 mudas de árvores, número equivalente à quantidade de atletas inscritos na competição.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o município, o Iron Biker e a mineradora Samarco, com o objetivo de reforçar o compromisso socioambiental associado ao evento esportivo. O plantio foi iniciado no Parque do Cruzeiro, área que abriga a pista de XCO, espaço destinado ao ciclismo de montanha. Parte das mudas será destinada também ao viveiro municipal, para recuperação de matas ciliares.
Leia também:
- Consórcio de construtoras vence leilão pela BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana
- Justiça expede mandado de prisão contra PM condenado por matar Igor Mendes
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a importância da ação como contrapartida ambiental. “São 1.600 mudas que representam 1.600 atletas que participaram do Iron. Além de apoiar o esporte, nós também estamos preocupados com ações socioambientais. Iniciamos o plantio no Parque do Cruzeiro e outras mudas irão para o viveiro municipal, destinadas à recuperação de matas ciliares”, afirmou.
Segundo a administração municipal, a ação alia esporte, turismo e preservação ambiental, reforçando a estratégia de diversificação econômica de Mariana. “Além de diversificar a nossa economia e potencializar o turismo esportivo, nós também estamos preocupados com o meio ambiente, em parceria com a empresa Samarco”, completou o prefeito.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
