Em Itabirito, a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, estendeu os serviços da Biblioteca Pública Municipal Professor Diaulas de Azevedo para os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itabirito. Na última terça-feira (24), foram entregues duas unidades para os recuperandos, que atenderão aos regimes fechado e semiaberto e funcionarão como uma extensão da Biblioteca Municipal. .
A iniciativa integra o Programa de Incentivo à Leitura para atender parte do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e foi firmada por meio de Termo de Parceria e Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a APAC de Itabirito.
Leia também:
Em 2021, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a remição de pena pela leitura no sistema prisional e socioeducativo por meio da resolução n° 391/2021. Desde então, as APACs adotaram esta resolução como forma de garantir os direitos dos recuperandos, através da humanização do sistema prisional, visando a reintegração social dos indivíduos apenadas.
“É muito mais que a extensão da Biblioteca. É a possibilidade de garantir a eles um direito legal e ampliar os horizontes deles para além muros. Um dia, recuperados e reintegrados à sociedade, os apaqueanos terão ainda mais oportunidades por meio da educação, que tem a leitura como importante ferramenta”, destacou o prefeito Elio da Mata.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Itabirito estende Biblioteca Pública aos recuperandos da APAC […]