A Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto completou três anos no último domingo (22). A Sala tem o objetivo de atender cidadãos, microempreendedores (MEIs) e empresários que desejam formalizar ou expandir seus negócios no município.
A iniciativa é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia – em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), o Sebrae, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) e as instituições do Sistema S.
Leia também
O espaço oferece diversos serviços, como: a formalização de empreendimentos, emissão e renovação de alvarás, capacitações, consultorias, orientações sobre crédito, entre outros.
“Antes, abrir uma empresa em Ouro Preto levava semanas, até meses. Hoje, com uma gestão centralizada e eficiente, é possível formalizar um negócio em apenas cinco dias. Isso fortalece o comércio, estimula a inovação e atrai investimentos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.
Também foi criada a Sala do Empreendedor Itinerante. O projeto percorreu os 12 distritos de Ouro Preto, entre outubro de 2023 e janeiro de 2025. Ao todo, foram realizados mais de 150 atendimentos presenciais, além da instalação de internet livre em todas as localidades visitadas, promovendo inclusão e acesso à informação.
Segundo o gestor da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP), Vandeir Assis, a iniciativa tem um papel fundamental na democratização do empreendedorismo. “O que era, no início, uma expectativa, hoje, é uma entrega concreta para o cidadão. A Sala trouxe celeridade e confiança ao empreendedor que não pode esperar para tirar seu sonho do papel”, disse.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto completa três anos […]