A Secretaria de Saúde de Itabirito está atuando no combate à dengue e registrou apenas 23 casos confirmados neste ano, o que comprova a importância do trabalho preventivo.
Até a primeira quinzena de setembro, os agentes de combate a endemias realizaram mais de 86 mil visitas domiciliares, com média de quatro inspeções por residência no período. Além disso, foram disponibilizadas e instaladas 136 telas de proteção em caixas d’água, reduzindo os riscos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor.
Leia também:
“As ações da Prefeitura são fundamentais, mas é essencial que a população também faça sua parte. Todos devem manter as residências limpas em vez de esperar que os agentes realizem a limpeza nas visitas”, destaca a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.
Uma das estratégias mais conhecidas, o fumacê é recomendado em situações específicas. “Fumacê deve ser utilizado somente quando há casos confirmados e no prazo adequado, isto é, no máximo até três dias após o início dos sintomas. A eliminação de criadouros é a medida mais importante. As ações contra mosquitos adultos são mais difíceis”, explica a coordenadora Técnica de Vigilância Ambiental, Thais Guimarães.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é fundamental eliminar locais de acúmulo de água, como pneus, latas, calhas, pratos de plantas, além de realizar a limpeza semanal de piscinas e recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Itabirito registra poucos casos de dengue este ano […]