Uma intensa chuva iniciou por volta de 14h na quinta-feira (1) e se encerrou minutos depois, em Itabirito, causando alguns transtornos na cidade. A Defesa Civil registrou 40 mm de precipitação em um intervalo período de tempo.
Alguns pontos de Itabirito sofreram com a chuva, como a Avenida Queiroz Júnior, Rua Angelina Salermo e no bairro São José houve um pequeno deslizamento de terra. O local foi interditado pela Guarda Civil.
Mesmo com o volume de água aumentado no Rio Itabirito e no Córrego da Carioca, não houve transbordamentos.
“Nós tivemos uma rua torrencial em Itabirito e isso traz transtornos, porque o volume de água é grande, vem com intensidade, e corre para as partes baixas da cidade, como é o caso do nosso centro e as partes baixas dos bairros. Hoje, em Itabirito, depois desse volume de chuva, só tivemos esse evento na José Francisco de Carvalho e a Defesa Civil já isolou a área, já estamos trazendo a máquina para limpar. Estamos preparados para poder atuar”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).
O chefe de poder Executivo de Itabirito ainda fez o alerta para a população procurar a Defesa Civil em caso de movimentação de terra o trincamento de taludes.
“Não queremos casos como esse, mas pode acontecer por essas precipitações e a meteorologia aponta um alto índice de chuvas em dezembro, acima da média. Temos que tomar cuidado, nos prevenir e procurar a Defesa Civil, porque, se acontecer algum problema no seu talude ou barranco, podemos ajudar de forma a não termo nenhum tipo de problema com nenhum itabiritense. Peço muito à população para evitar colocar o lixo fora dos horários e não deixar entulho ou material de construção nas ruas, porque esse material desce e entope as grelhas da boca de lobo, fazendo com que a água inunde ruas e vá para o comércio”, finalizou.
Esse é o segundo dia seguido que Itabirito sofre com as chuvas. Na quarta-feira (30), Um alto volume pluviométrico causou o transbordamento do Rio Carioca, que levou água para o centro da cidade, causando vários alagamentos. De acordo com a Defesa Civil de Itabirito, o temporal teve início por volta das 21h e durou cerca de uma hora. Foram registrados 50 mm de precipitação.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.