O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) solicitou proteção formal à Polícia Federal e à Polícia Legislativa em Minas Gerais, após ter seu nome incluído em uma suposta lista de alvos de uma organização criminosa. A denúncia foi destacada em reportagem do programa Fantástico, que revelou a atuação de um grupo envolvido em mineração ilegal na Serra do Botafogo, em Ouro Preto, investigado pela Operação Rejeito.
Na manhã desta quarta-feira (24), o parlamentar protocolou um ofício na sede da Polícia Federal em Belo Horizonte. No documento, Leleco Pimentel pede investigação rigorosa do caso e medidas imediatas para garantir a segurança dele e de sua equipe.
Leia também:
- Coletiva em Mariana detalha prisão e impactos de incêndio florestal
- Comunidade do Antônio Dias apresenta dossiê sobre o futuro do Casarão do Vira Saia
- Casal de adolescentes assalta motorista de aplicativo em Mariana
O deputado afirmou: “Estou saindo da Superintendência da Polícia Federal de Minas Gerais, onde viemos trazer informações sobre o monitoramento de nossos projetos de lei e as ameaças que nos colocam diante de uma organização criminosa. Seguimos firmes no combate à mineração predatória que exclui, degrada e mata”.
O ofício nº 0775/2025/GLP/BH, entregue nesta quarta-feira, reforça que a inclusão do nome do parlamentar em uma lista de possíveis alvos de facção criminosa exige resposta imediata das autoridades. O documento foi endereçado à Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, citando também registro prévio feito na Polícia Legislativa da Assembleia sob nº 286.350.
A solicitação de Leleco Pimentel pede que a Polícia Federal encaminhe o caso aos setores competentes para garantir a proteção do parlamentar e aprofundar a investigação das condutas denunciadas.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
