Ronaldo da Silva, presidente da Liga Esportiva Ouro-pretana, veio a público para falar sobre a decisão dos árbitros que gerou a suspensão da rodada neste final de semana em Ouro Preto. Em áudio enviado ao Jornal Geraes e a Rádio Real nesta quinta-feira (26), ele destacou que respalda os profissionais do apito, e disse entender a manifestação. Entretanto, revelou que, o não pagamento das obrigações se deve a falta do repasse.
De acordo com ofício enviado da RW Eventos, empresa que presta os serviços de arbitragem nos campeonatos organizados pela Liga, as atividades estão suspensas até que sejam quitados os débitos relacionados a serviços já realizados.
“A gente acha legítima, sim, né, a reivindicação deles, pois a gente tem um contrato que a gente tentou manter, né, que, onde começasse uma competição, a outra que já tinha terminado tinha que estar quitada”, revelou Ronaldo.
No documento, a RW Eventos informa que a medida foi tomada devido ao não cumprimento das obrigações financeiras previamente acordadas, o que inviabiliza a continuidade dos trabalhos da equipe de arbitragem. A empresa também se colocou à disposição para tratativas que possibilitem a regularização da situação.
Leia também:
- De Nando Reis a Sérgio Mallandro: confira a programação completa do Festival de Inverno de Mariana
- Funcionária morre em acidente na Nexus, em Ouro Preto
Ronaldo ainda revelou que tentou equilibrar o problema financeiro nos últimos meses, mas por conta da falta de dinheiro, a situação se tornou insustentável. Ele mencionou que a prefeitura só começa seu ano financeiro por volta de março, e se a Liga esperasse o dinheiro cair para começar as competições, perderia meses preciosos do calendário esportivo, o que já aconteceu antes e não funcionou bem.
“Ao longo desses seis meses, a gente tentou, a gente pagou algumas coisas, né, outras a gente postergou, e infelizmente chegou a um ponto que hoje a gente não tem — enquanto não cair esse repasse na conta da Liga — a gente não tem como acertar as dívidas com eles. Não só com os árbitros, com os atletas também. A gente tem outras pendências aí”, apontou.
Ronaldo também disse que toda a documentação exigida pela prefeitura já foi entregue, e que houve apenas atrasos no processo burocrático, como a necessidade de novas assinaturas e exigências. Segundo ele, o pagamento deve ser feito ainda nesta semana, conforme promessa do prefeito Ângelo Oswaldo.
Ronaldo finalizou a sua fala pedindo desculpas aos apoiadores do esporte em Ouro Preto e prometeu cumprir com os pagamentos assim que o dinheiro cair na conta da Liga.
“Então, o que a gente está fazendo aqui é aguardar. Assim que esse repasse estiver na conta da Liga, a gente vai fazer os pagamentos, quitando com todos eles as competições que já foram realizadas e aquelas que estão em andamento. Mas a gente pede até desculpas. A gente pede desculpas aos desportistas, às pessoas que gostam do futebol, que todo final de semana estão no campo. Mas infelizmente tem coisas que ultrapassam a nossa vontade, né? E a gente tentou, dei até onde pude, para tentar sanar esse problema aí. Mas chega um ponto que fica quase impossível”, finalizou.
A Prefeitura de Ouro Preto confirmou que o pagamento será feito nesta sexta-feira (27).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.