Uma história emocionante de superação e gratidão marcou o retorno do bebê Liz à Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), nesta sexta-feira, dia do seu primeiro aniversário. Nascida prematuramente com incríveis 460 gramas, Liz e sua família voltaram à unidade para expressar agradecimento à equipe que a acompanhou durante os quase seis meses de internação.
A mãe, Bruna Aparecida Alves Estevão, não conteve as lágrimas ao relembrar o período difícil. “Estou chorando desde ontem, pois quando fui internada aqui na maternidade, há mais de um ano atrás, eu não tinha nem mesmo a certeza de que ela nasceria”, afirmou emocionada. A visita foi marcada por abraços, colos, sorrisos e, é claro, um bolo de aniversário com direito a parabéns.
O pai, Jefferson Estevão, destacou o marco que representa retornar à unidade. “Relembramos tudo o que passamos. Foram momentos muito difíceis, mas hoje a sensação é de vitória. Vê-la crescer é muito gratificante. Agora, só temos o que celebrar”.
Leia também:
- Confira a agenda cultural do fim de semana em Ouro Preto
- Ceia de Natal com Chuva? Confira a Previsão do Tempo para Mariana
O nascimento de Liz, que ocorreu com 26 semanas e quatro dias de gestação, trouxe uma série de desafios. A mãe recorda o dia da alta como um segundo nascimento. “Senti como se ela estivesse nascendo naquele momento. Foi um misto de afeto, medo e vitória”. Os meses seguintes foram marcados por alegrias e adaptações à nova rotina em casa.
A técnica de enfermagem Isael Cazabel Torres e Cruz Silva, que acompanhou de perto a evolução da bebê desde o nascimento, expressou sua alegria com a visita. “A Liz nasceu tão pequena que dava medo de pegar. Os primeiros dias foram muito tensos, mas ela sempre superou todos os desafios, sem nenhum tipo de lesão. Isso é muito raro. Vê-la hoje crescendo e se desenvolvendo tão bem é muito compensatório para todos nós da equipe. Ela é o nosso milagre”.
Os pais de Liz antecipam um Natal especial este ano. “Vai ser mágico. Será o primeiro Natal da Liz, já que ano passado estava tudo muito recente. Foi uma data difícil. Nós duas estávamos internadas. Ela, longe de mim, na UTI Neonatal”, lembrou a mãe. “Este ano teremos nosso primeiro Natal em família, celebrando com a Liz forte e saudável ao nosso lado”, completou o pai.
O caso de Liz, nascida com restrição de crescimento devido à pré-eclâmpsia, é um testemunho da dedicação da equipe médica e da força da pequena guerreira, que superou as expectativas e trouxe alegria para sua família. O retorno à Maternidade Odete Valadares para celebrar seu primeiro ano de vida é um símbolo de esperança e sucesso na luta contra a prematuridade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Liz, a Pequena Guerreira: bebê que nasceu com menos de 0,5 kg retorna à maternidade com 1 ano […]