Lula anuncia pacote social em Mariana

Lula anuncia pacote social em Mariana

Durante evento nesta quinta-feira (12) em Mariana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um pacote social com programas voltados para a população de baixa renda, com foco especial nos municípios atingidos pela tragédia do rompimento da barragem da Samarco em 2015. Entre as principais medidas estão linhas de crédito para reforma de moradias, distribuição gratuita de gás de cozinha e políticas de financiamento específicas para motoboys e entregadores por aplicativo.

“Um companheiro aqui tem uma casinha, não quer comprar outra, mas quer fazer um quartinho para a neta, um banheiro novo, colocar uma banheira… para tomar banho no dia dos namorados. Isso é direito dele!”, disse Lula, ao defender a linha de crédito para reformas habitacionais, com financiamento facilitado e pagamento a longo prazo. “Ele tem direito de ir no banco, pegar o empréstimo e fazer a reforma da casa dele”, completou.

O presidente também criticou a diferença de preços entre o valor do gás repassado pela Petrobras e o valor final pago pelos consumidores. “Você acha que é normal a Petrobras entregar o gás a R$ 37 e ele chegar aos pobres consumidores a R$ 140? Alguém está ganhando dinheiro no meio”, afirmou. Segundo ele, o governo pretende criar uma política para fazer o gás de cozinha chegar gratuitamente às famílias cadastradas no CadÚnico.

Leia também:

Lula anuncia pacote social em Mariana
Ao anunciar o pacote social, Lula fez uma piada sobre o Dia dos Namorados: “colocar uma banheira… para tomar banho no dia dos namorados”.

Outro ponto abordado por Lula foi a situação dos entregadores por aplicativo. Ele mencionou a precariedade das condições de trabalho e a ausência de direitos básicos, como o acesso a banheiros. “O coitado que entrega comida não tem nem um banheiro para utilizar. Ele ainda vem entregar comida e não tem o mínimo de dignidade”, disse. Como resposta, o governo planeja políticas de crédito para que esses profissionais possam adquirir motos, inclusive modelos elétricos, além de discutir outras formas de apoio ao setor.

As medidas integram o novo pacote de ações do Governo Federal, que busca reparar os danos causados pela tragédia de Mariana e promover inclusão social e desenvolvimento econômico no país.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment