Manual preserva técnicas construtivas do Centro Histórico de Ouro Preto

Ouro Preto mantém nota máxima no ICMS Turismo

Com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Plataforma Semente, foi lançado um Manual que busca contribuir para a preservação da cultura construtiva tradicional do Centro Histórico de Ouro Preto. O material integra o projeto “Mãos, Madeira e Barro | Preservação das técnicas mistas de construção em Ouro Preto” e tem como objetivo orientar futuras intervenções em edificações históricas da cidade.

O Centro Histórico de Ouro Preto reúne construções que testemunham mais de 300 anos de história, desde o período em que a cidade era Vila Rica até os dias atuais. O casario preserva técnicas tradicionais que permitiram a ocupação de um território marcado por relevo acidentado, com soluções construtivas adaptadas às condições locais. O projeto busca registrar e valorizar esses saberes, fundamentais para a manutenção do patrimônio tombado.

O Manual e um Documentário que integram a iniciativa foram lançados no dia 11 de dezembro, durante evento realizado no anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes. O trabalho foi desenvolvido pela Ambiental Pesquisas e Projetos, proponente do projeto, com execução em parceria com a A Pique Arquitetura e Memória.

Leia também:

Com 160 páginas e conteúdo ilustrado, o Manual funciona como um guia técnico para futuras intervenções em edificações históricas, reunindo informações sobre técnicas mistas de construção, como o uso de madeira e barro. O material busca estabelecer uma conexão entre os métodos empregados pelos mestres construtores do passado e as práticas adotadas atualmente por profissionais da área.

Uma das pesquisadoras responsáveis pelo Manual, Adelaide Dias, da A Pique Arquitetura e Memória, explicou que o trabalho partiu de uma investigação histórica sobre os processos de preservação da cidade. Segundo ela, foram analisados planos elaborados desde os primeiros esforços de proteção do patrimônio, inclusive anteriores à criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que permitiu compreender como Ouro Preto foi sendo preservada ao longo do tempo.

A arquiteta Francielle Ferreira, analista técnica responsável pelo monitoramento do projeto pela Plataforma Semente, destacou a articulação entre diferentes setores para viabilizar a iniciativa. De acordo com ela, o projeto reuniu sociedade civil, técnicos de patrimônio, órgãos de preservação e a academia, contribuindo para a devolução desse conhecimento à sociedade.

Os materiais produzidos pelo projeto estão disponíveis online. O Manual “Mãos, Madeira e Barro” pode ser acessado gratuitamente por meio de link disponibilizado pelos organizadores, e o Documentário está disponível na plataforma YouTube.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Manual preserva técnicas construtivas do Centro Histórico de Ouro Preto”

  1. […] Manual preserva técnicas construtivas do Centro Histórico de Ouro Preto […]

Leave a Comment