Mariana alcança 1º lugar no ICMS cultural pelo 16º ano

Mariana

Mariana ficou em primeiro lugar, pela 16.ª vez, com uma pontuação de 66.29, no ICMS Patrimônio Cultural, programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado! Participaram 839 municípios mineiros, avaliados por diversos critérios, definidos pelo IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais.

O ICMS Patrimônio Cultural repassa uma verba aos municípios que fazem uma boa preservação dos seus patrimônios. Desta forma, incentiva-se nas cidades o cuidado de seus bens históricos considerados patrimônios. Para receber o benefício, precisa-se que o município comprove ações de gestão e preservação de seus bens locais. Ademais, essas iniciativas devem seguir algumas normas, que devem estar fixadas em inventários, como laudos de estado de conservação dos bens protegidos, além do envio de fotos e filmagens, para o órgão responsável pela análise. Este ano, estima-se que no total, 5.065 possuíram envio e analise.

+ Mariana: Mariana realizará maior obra de saneamento da história da cidade

Em Mariana, a análise envolveu investimentos em patrimônios materiais (bens físicos) e patrimônios imateriais (práticas e domínios sociais). As obras na Igreja São Sebastião, de Bandeirantes, Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado. Além disso, as igrejas Matriz Bom Jesus do Monte, em Furquim, e Matriz de São Caetano, em Monsenhor Horta. A saber, alguns dos patrimônios materiais analisados pelo programa. Enquanto alguns dos bens imateriais são a Festa do Divino Espírito Santo, a Banda São Caetano de Monsenhor Horta  e o “Modo de fazer” da Panela de Pedra Sabão, de Cachoeira do Brumado.

Lélio Pedrosa, Coordenador Municipal de Patrimônio Histórico, fala sobre a importância da preservação:

“A nossa querida e tricentenária Cidade de Mariana, possui em suas entranhas um  imenso e valioso Patrimônio Histórico Cultural , Material e Imaterial, e  cuidar da sua preservação e salvaguarda, principalmente para as futuras gerações, é sem dúvida a nossa grande inspiração”, destacou. Segundo dados do IEPHA, foram disponibilizados, ao longo do ano, um total de RS44.227.271,29, que já foi repassado para os mais de 830 municípios que pontuaram. 

Texto: Bianca Parma

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Mariana alcança 1º lugar no ICMS cultural pelo 16º ano”

  1. […] Mariana alcança 1º lugar no ICMS cultural pelo 16º ano […]

  2. […] Mariana alcança 1º lugar no ICMS cultural pelo 16º ano […]

Leave a Comment