Desde o dia 26 de novembro, Mariana realiza atendimentos de ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do próprio município. O serviço será realizado pela empresa Tomhos, credenciada pelo consórcio regional Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI), no Hospital Monsenhor Horta, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades.
O serviço representa uma mudança significativa para moradores que enfrentavam longas viagens, custos e perda de dias de trabalho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, havia 648 pacientes na fila de espera, que será zerada com a nova estrutura.
Leia também:
- Tentativa de sequestro em Ouro Preto termina com prisão de suspeito
- Remoção do guindaste falha e MG-129 terá nova interdição nesta quarta
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a dimensão histórica da implementação: “Os pacientes não precisarão mais de ir para outras cidades, nós vamos realizar os exames aqui. Vamos economizar. Economizar com o transporte, o paciente não vai perder o dia de trabalho, ter que ir para outro município, pegar a estrada, o que é perigoso. Estamos valorizando o prestador de serviço local”.
O serviço seguirá os protocolos do SUS, garantindo atendimento padronizado e qualidade técnica, além de contribuir para otimizar o fluxo de exames de média complexidade no município.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
