Mariana: Restauração do Órgão da Catedral da Sé avança

Mariana: Restauração do Órgão da Catedral da Sé avança

A restauração do Órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé, em Mariana, considerado um dos mais importantes instrumentos históricos do Brasil, segue em andamento. Como parte do processo, os someiros, suportes dos tubos do órgão, serão enviados para Cuenca, na Espanha, onde passarão por recuperação. O investimento na obra é de R$ 1,2 milhão, financiado pelo Fundo do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Mariana, com apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

A previsão é que os componentes retornem ao Brasil até o final de 2025, quando o instrumento deverá ser reinaugurado, coincidindo com as comemorações dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana. A restauração busca recuperar a funcionalidade e a qualidade sonora do órgão, que tem relevância tanto para a liturgia quanto para a cultura local.

Leia também:

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a importância da recuperação do instrumento. “O órgão será enviado este mês para Cuenca, onde passará por uma restauração completa. A Prefeitura de Mariana está investindo R$ 1,2 milhão para que ele possa retornar em plenas condições de uso e contribuir para o turismo e a cultura da cidade”, afirmou.

O padre Geraldo Buziani, representante da Arquidiocese de Mariana, ressaltou o valor histórico e religioso do órgão. “Este instrumento foi um presente de Dom João V para o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz. Além da função litúrgica, ele também atrai apreciadores da música. Nossa expectativa é que, no dia 8 de dezembro de 2025, possamos reinaugurá-lo nas comemorações dos 280 anos da Arquidiocese”, disse.

A Catedral da Sé de Mariana abriga o órgão desde o século XVIII, sendo um dos únicos exemplares do construtor alemão Arp Schnitger fora da Europa. A restauração tem o objetivo de preservar o patrimônio e fomentar a visitação turística e cultural na cidade.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment