Marisa Orth é homenageada na CineOP e sugere curso de cinema na UFOP

Homenageada da 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, a atriz e humorista Marisa Orth participou de uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26) e destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social. Reconhecida por sua trajetória no teatro, na televisão e no cinema, a artista sugeriu a criação de um curso de cinema na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando a cidade ideal para sediar a formação por seu valor histórico e potencial como cenário audiovisual.

Marisa Orth é homenageada na CineOP neste ano em que o evento chega a sua 20ª edição. A Mostra teve início na quarta-feira (25) e se estende até o dia 30 de junho, com uma programação gratuita que inclui exibição de 144 filmes, debates, oficinas e atividades formativas. O festival se propõe a valorizar a memória e a preservação do cinema brasileiro, com um olhar atento às políticas públicas e à educação audiovisual.

Durante a coletiva, Marisa Orth comentou sobre a proposta de curso na UFOP: “Aqui devia ter uma faculdade de cinema. Eu acho que aqui tem tudo a ver com cinema. Meu Deus, a quantidade de filmes que já filmaram aqui. Isso aqui é quase um estúdio a céu aberto”, afirmou a atriz.

Ao falar sobre o humor feito por mulheres, tema central da homenagem, ela defendeu o reconhecimento da inteligência feminina no campo da comédia e ressaltou a evolução da presença das mulheres no audiovisual: “Acho que conquistar o humor é um sinal de que a mulher está tendo sua inteligência respeitada.”

Marisa também abordou as desigualdades no acesso à cultura e reforçou a necessidade de democratização: “A luta eterna da cultura no Brasil é tirar o ranço de que cultura é pra gente rica. Cultura é pra todo mundo. É má distribuição de renda e má distribuição de cultura”, afirmou.

Marisa Orth CineOP Ouro Preto
A programação do CineOP segue até o dia 30 de junho.

Leia também:

Natural de São Paulo, Marisa Orth é formada em Psicologia pela PUC-SP e em interpretação pela Escola de Arte Dramática da USP. Tornou-se conhecida do grande público ao interpretar Magda no seriado “Sai de Baixo”, exibido pela Rede Globo entre 1996 e 2002. Sua personagem se tornou um ícone do humor brasileiro, conhecida por frases inusitadas e cômicas. Além da televisão, a atriz tem carreira sólida no teatro e na música, tendo integrado a banda Vexame por quase duas décadas.

Ao lembrar suas visitas a Ouro Preto, a artista falou com carinho da cidade e destacou seu potencial artístico: “É mágico mesmo, é clichê, gente. Não tem como falar de Ouro Preto sem falar de magia, de encantamento, de história. Eu fico de cara com a beleza das esquinas”, comentou.

A 20ª edição da CineOP conta ainda com outras homenagens, como a do professor João Luiz Vieira, com o Prêmio Preservação, e da educadora Maria Angélica Santos, com o Prêmio Cinema e Educação. Entre as novidades deste ano está a mostra competitiva “Arquivos em Questão”, que reúne longas que fazem uso criativo de imagens de arquivo. A programação também inclui exibições de filmes restaurados e obras contemporâneas.

UFOP planeja graduação em Cinema

Na manhã de quinta-feira (26), durante a programação da 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, foi anunciada uma das principais novidades do evento: a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está em fase de planejamento de um curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual com ênfase em preservação.

A proposta foi apresentada por Frederick Magalhães, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), durante uma mesa no Centro de Convenções voltada à formação em preservação audiovisual. A nova graduação pretende integrar formação técnica, produção criativa e aprofundamento histórico, aproveitando o patrimônio cultural de Ouro Preto, que já serviu de cenário para obras como Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Marisa Orth é homenageada na CineOP e sugere curso de cinema na UFOP”

  1. […] Marisa Orth é homenageada na CineOP e sugere curso de cinema na UFOP […]

Leave a Comment