Durante evento realizado na quinta-feira (26), o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), anunciou que será mantida a atual política de pagamentos do programa Mariana D’Ellas, anteriormente conhecido como Inclusão Produtiva. A fala ocorreu durante a inserção de mais de 200 mulheres no programa, que tem como foco a profissionalização e o apoio financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade no município.
Segundo o prefeito, a decisão representa um recuo da proposta anterior de alteração da legislação que previa mudanças no valor do benefício. Juliano afirmou que, mesmo diante do cenário de queda de arrecadação e do esforço para contenção de despesas em diversos setores da administração municipal, optou por preservar os repasses destinados ao programa.
“Se eu tiver que cortar, eu vou cortar em outro lugar, mas eu não vou cortar de quem depende. Eu sei que esse dinheiro vai fazer a diferença na vida de vocês”, afirmou o prefeito.
A manutenção dos pagamentos no programa Mariana D’Ellas será formalizada por meio de um novo projeto de lei, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. A proposta garantirá que todas as beneficiárias continuem recebendo o valor atual, mesmo aquelas que acumulam benefícios de outros programas sociais, como o Bolsa Família.
O prefeito também destacou os desafios enfrentados pela gestão diante da redução das receitas municipais e relatou que havia pressão técnica interna para cortes em diversas áreas. No entanto, afirmou que a decisão de manter os repasses reflete um compromisso com a população atendida pelo programa.
Leia também:
- De Nando Reis a Sérgio Mallandro: confira a programação completa do Festival de Inverno de Mariana
- Funcionária morre em acidente na Nexus, em Ouro Preto
“Tem sido um desafio muito grande. Infelizmente, o que é previsto de entrar nas contas da prefeitura no início do mês, no final não está se concretizando. Mas não vamos cortar o programa de vocês”, disse Juliano durante o evento.
O programa Mariana D’Ellas foi reformulado pela atual gestão com o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação, estudo e inserção produtiva. A manutenção dos pagamentos no programa Mariana D’Ellas reforça, segundo o prefeito, o compromisso da administração com ações que impactam diretamente na vida das famílias marianenses.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.