Mercosul celebra os 30 anos do Protocolo de Ouro Preto, marco da consolidação do Bloco Econômico

Mercosul celebra os 30 anos do Protocolo de Ouro Preto, marco da consolidação do Bloco Econômico

No dia 17 de dezembro de 1994, há 30 anos, Ouro Preto recebeu a assinatura do Protocolo de Ouro Preto, um marco fundamental nas relações entre os países que formam o bloco econômico regional, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Na época, a cidade Patrimônio Mundial recebeu importantes líderes mundiais, como os presidentes do Brasil e da Argentina, Itamar Franco e Carlos Menem.

De lá pra cá, muita coisa mudou, em especial entre as figuras presentes no encontro. Pelas ruas históricas de Vila Rica, transitou por exemplo o presidente eleito das eleições de 1994, Fernando Henrique Cardoso, que ainda não tinha vestido a faixa presidencial. Itamar faleceu em 2011, enquanto Carlos Meném em 2021. No entanto, um fato se repete 30 anos depois: Angelo Oswaldo é o prefeito de Ouro Preto. Em 1994, o atual chefe do executivo estava na metade de seu primeiro mandato; agora, em 2028, completará o quinto.

O Protocolo de Ouro Preto

Mercosul celebra os 30 anos do Protocolo de Ouro Preto, marco da consolidação do Bloco Econômico

O documento delibera sobre a estrutura instrucional do processo de integração, instrumento que se tornou a materialização dos mais importantes compromissos estabelecidos no Tratado de Assunção, que criou o Mercosul.

Leia também:

Na cidade histórica, foi assinado os termos que conferiram estatuto jurídico internacional ao Mercosul, permitindo negociações e assinaturas de acordos com terceiros países, blocos econômicos e organizações internacionais.

O protocolo de Ouro Preto definiu a estrutura institucional do bloco, composta por três órgãos decisórios: Conselho do Mercado Comum (CMC), Grupo Mercado Comum (GMC) e Comissão de Comércio do Mercosul (CCM), além de órgãos consultivos e administrativos. Assinado em cumprimento ao Tratado de Assunção, estabeleceu a tomada de decisões por consenso, a obrigatoriedade das normas e atenção especial às regiões menos desenvolvidas.

O Protocolo de Ouro Preto foi assinado pelos então presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai: Carlos Menem, Itamar Franco, Juan Carlos Wasmosy e Luis Alberto Lacalle Herrera.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment