A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e da Defesa Civil, apresentou nesta segunda-feira (18) o Plano de Contingência de Proteção para o período chuvoso de 2024/2025, o Plancon. O evento ocorreu no anexo do Museu da Inconfidência e contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo (PV) e representantes de diversas instituições parceiras. O repórter Antônio Isidoro, da Real FM, esteve presente na cerimônia e conversou com as autoridades.
O plano, elaborado com base nas diretrizes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, contempla ações preventivas e estratégias para enfrentar emergências, como deslizamentos e inundações, comuns no período chuvoso. O objetivo é minimizar riscos e garantir a segurança da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis do município.
O prefeito Angelo celebrou o evento, e destacou para a Real FM que a Cidade Patrimônio Mundial está preparada para encarar de frente os desafios do período chuvoso:
“Estamos a postos, preparados, muito bem organizados, com instrumentos adequados, veículos e pessoal trabalhando. Inclusive, contamos com o apoio de um engenheiro geofísico para acompanhar todas as ações e situações, garantindo que a Defesa Civil de Ouro Preto assegure, mais uma vez, todas as condições necessárias para proteger a população da cidade”, disse Angelo para Isidoro.
Instituições de segurança trabalhando em conjunto em prol da contingência
O município conta com uma equipe técnica especializada, composta por geofísicos e engenheiros geólogos, além de parcerias com instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, empresas mineradoras e secretarias municipais, incluindo Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
O secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés Santos, destacou que após a realização do concurso público, a sua pasta conta com mão de obra para trabalhar em prol dos cidadãos e que o apoio das instituições do município podem auxiliar no combate a eventuais emergências:
“Nós estamos preparados. Nós temos equipamentos e uma boa parceria com as instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e as demais envolvidas. Assim, estamos prontos para atuar nesses momentos de crise no período chuvoso, caso venha a acontecer algo mais grave“, destacou Santos para Isidoro.
Defesa Civil de Ouro Preto na vanguarda dos estudos de riscos geológicos
A Defesa Civil de Ouro Preto está incorporando estudos geofísicos para mapear áreas de risco com maior precisão. Essa inovação é fruto de uma parceria com a Gerdau e do trabalho de um geólogo concursado, conforme antecipa o chefe do órgão Neri Moutinho:
“Estamos apresentando aqui um projeto de estudo geofísico, que tornará a Defesa Civil de Ouro Preto referência no estado de Minas Gerais. Este será o primeiro órgão a aplicar estudos geofísicos”
Essa iniciativa surgiu de Luiz Henrique Cardoso, professor da Universidade de Ouro Preto e agora funcionário concursado da Defesa Civil. O projeto visa o desenvolvimento da geofísica na Defesa Civil, investindo em tecnologia para obter dados quantitativos e trabalhar melhor na prevenção de acidentes. A ação terá o apoio da empresa Gerdau para sair do papel.
Leia também:
“Atualmente, os engenheiros geológicos da Defesa Civil fazem relatórios com base em abordagens expeditas, ou seja, no “olhômetro”, como costumamos dizer. Com essa tecnologia, que está sendo viabilizada através de um projeto com a Gerdau, será possível ter informações mais precisas e conclusivas“, disse Luiz para a Rádio Real.
A parceria com a mineradora, a princípio, vai abranger toda a área urbana de Ouro Preto, no distrito-sede. Luiz ainda revelou que existe a pretensão de expandir para outros distritos, como Antônio Pereira, onde há problemas hidrológicos, e também para Cachoeira do Campo, onde é possível avaliar voçorocas e espessuras de sedimentos. A ferramenta permitirá identificar superfícies potenciais de deslizamento, mapear áreas críticas e propor soluções para minimizar os impactos.
Em 2025, terá início um programa educativo da Defesa Civil nas escolas municipais, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, para conscientizar estudantes sobre prevenção e segurança em casos de desastres.
O plano será disponibilizado no site da Prefeitura de Ouro Preto, permitindo que a população tenha acesso às informações e se prepare para o período chuvoso, agindo como multiplicadora das medidas preventivas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Defesa Civil de Ouro Preto apresenta Plano de Contingência para o período chuvoso de 2024/2025 […]
[…] Defesa Civil de Ouro Preto apresenta Plano de Contingência para o período chuvoso de 2024/2025 […]