O Estado de Minas Gerais se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), com o segundo lugar em número de inscritos. As provas são realizadas nas unidades dos sistemas prisional e socioeducativo e contaram com 6.710 participantes mineiros.
O ENEM é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Quem realiza a prova, pode utilizar a pontuação para entrar em universidades públicas ou privadas, de maneira presencial ou à distância.
Leia também:
- Casarão do Vira Saia será restaurado e transformado em Centro Cultural em Ouro Preto
- Restaurante de Ouro Preto é eleito o melhor do interior de Minas Gerais
Segundo o site Agência Minas, 186 prisões participam do exame enquanto, no sistema socioeducativo, adolescentes de 14 unidades também fazem as provas, que começaram na terça (10/12).
No Estado de Minas Gerais, 540 pessoas realizam o curso de graduação à distância ou de forma presencial, mesmo em cumprimento de pena. A ação de valorização do ENEM para Pessoas Privadas é incentivada pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por ser pilar da ressocialização. Comparado a 2023, Minas Gerais apresentou, ainda, crescimento no número de inscritos.
O Depen-MG registrou 6.597 inscrições este ano, superando as 6.590 de 2023. Já no sistema socioeducativo, o número de adolescentes inscritos aumentou de 92 para 113 neste mesmo período.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.