Neste sábado (11), acontece a 2ª edição do Dia do Patrimônio, no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto. O evento contará com um dia inteiro de programação gratuita, das 10h às 20h e se destaca com as tradições locais, apresentações musicais, intervenções artísticas e feira gastronômica.
Neste ano, com o tema “O maior patrimônio são as pessoas”, o projeto destaca quem mantém e constrói essa cultura e tradição, dando visibilidade às histórias, saberes e sabores locais. Partindo dessa proposta, durante a programação, o público poderá conferir uma exposição fotográfica inédita, feita em diálogo com os moradores da região.
Leia também:
Além disso, será possível mergulhar na gastronomia local na Feirinha do Patrimônio, em que cozinheiras e cozinheiros reconhecidos pela comunidade terão a oportunidade de apresentar receitas tradicionais, reforçando a ligação entre culinária, memória e identidade.
Entre as apresentações, o evento traz a banda de Congado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, que atua em Miguel Burnier desde 1947, resistindo às diversas mudanças sociais e econômicas na região e a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria, que acumula mais de 60 anos de história.
Ao longo do dia, a música embala o evento com DJ Confusa, presente diferentes momentos da programação com uma pesquisa musical que vai do samba e do forró ao pop contemporâneo. A artista divide espaço com atividades lúdicas voltadas para o público infantil: às 13h, as crianças poderão se divertir com tatuagens temporárias; às 14h, o grupo Rabisco Brincante apresenta a encenação “Jiraiya e a Bailarina: Saudade Brincante”, que mistura contos e objetos de infância em uma narrativa interativa; e às 15h, a Oficina de Bolha de Sabão Gigante transforma o espaço em um momento de magia e encantamento, em que cada criança constrói sua própria varinha para criar bolhas coloridas.
No final da tarde, às 16h, a programação musical é retomada pela Banda Samba de Sinhá, grupo formado em 2013 e dedicado a celebrar os mestres do samba de raiz, como Cartola, Clara Nunes e Paulinho da Viola. O evento encerra-se ao som da DJ Confusa, que retorna às 18h30 para fechar o dia em clima de festa e encontro coletivo.
O evento acontecerá na Rua Linha Férrea, nº 1-167, Miguel Burnier, Ouro Preto – MG.
Este projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da GERDAU. Realização: Mercê soluções culturais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas – Aqui o Trem Prospera.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
