O domingo amanheceu mais triste com a notícia da morte de Rui Mourão, escritor e professor universitário que trouxe diversas contribuições para Ouro Preto, Minas Gerais e o Brasil. Nascido em Bambuí-MG em 1929, Rui Mourão deixou uma marca significativa nas artes e na cultura.
Com uma carreira multifacetada, lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e em universidades nos Estados Unidos. Sua participação nos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência, assim como seu papel como diretor executivo da FAOP, contribuíram para o desenvolvimento cultural da região.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, expressou suas condolências e homenageou Rui Mourão, destacando a importância do escritor para a cultura local e nacional. O prefeito ressaltou que o imortal (referindo-se a Rui Mourão, que era membro da Academia Mineira de Letras) foi uma grande personalidade da cultura de Minas Gerais e do Brasil.
“O imortal foi uma grande personalidade da cultura de Minas Gerais e do Brasil, e Ouro Preto muito lhe deve, pois foi um grande reformador e modernizador do Museu da Inconfidência”, disse o prefeito.
O prefeito também destacou a obra literária de Rui Mourão, salientando que Ouro Preto foi fonte de inspiração para vários de seus romances, muitos dos quais foram premiados.
Leia também:
- Corridas da Ressaca e da Ressaquinha acontecem este domingo (18) em Mariana
- Miss Ouro Preto lança campanha de arrecadação para representar cidade no Miss Minas Gerais 2024
Autor de diversas obras, seu último livro, “Mergulho na região do espanto,” publicado em 2015 pela Editora UFMG, integra uma trilogia sobre Ouro Preto, evidenciando o ouro como elemento formador da região.
Rui Mourão recebeu reconhecimento internacional, destacando-se com o Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia, e o prêmio Ficção 2002 da Academia Brasileira de Letras. Sua contribuição para a literatura e cultura brasileira permanecerá como parte integral de seu legado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.