O espetáculo SER(tão), do grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, chega a Minas Gerais em continuidade à turnê nacional, patrocinada pela Vale. Com coreografia e direção assinadas por Mário Nascimento, do Corpo de Dança do Amazonas, e direção artística de Anderson Leão, o espetáculo acontece entre os dias 29 de outubro e 07 de novembro, nas cidades de Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte, em um percurso que conecta regiões, culturas e modos de existir. Começou no Maranhão no início deste mês e se encerra no Espírito Santo em novembro.
Mais do que um espetáculo de dança, SER(tão) é um convite à imersão em um Nordeste futurista, onde a resistência se expressa pelo gesto, a fé pulsa em movimento e a pluralidade de corpos constrói novas paisagens poéticas. O espetáculo narra transformações e celebra a multiplicidade de estilos, atitudes e formas de ser. Conta com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescrição, abafadores sonoros para pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com sensibilidade sonora, além de espaços reservados para usuários de cadeira de rodas e/ou com mobilidade reduzida.
De acordo com Daniel Silva, bailarino e diretor do grupo, o processo de montagem de SER(tão) foi um período de descoberta. “Precisávamos, junto ao coreógrafo Mário Nascimento, descortinar esse Ser que habita áreas afastadas dos grandes centros, mas que é tão detentor dos avanços da sociedade. Esse Ser que garante, com seu suor, o alimento da nação, e que produz mais do que isso: histórias, cultura, que abraça os avanços tecnológicos sem abrir mão de sua origem. Mostrando que não existe o velho e o novo, mas um Ser que pode ser tão, e ser tudo o quanto quiser”, relata.
A turnê Movidos Dança segue por Minas Gerais com uma programação que intercala oficinas e apresentações em três cidades. Após a estreia em Mariana, na quarta-feira (29), com duas turmas da oficina Movidos à Dança, às 19h e 20h30, no CineTeatro Municipal de Mariana, o grupo realiza sua primeira apresentação no mesmo local, na quinta-feira (30), às 14h.
Leia também:
- Inscrições abertas para o Festival Botecando em Mariana
- Relato denuncia falhas de fiscalização em moradias estudantis da UFOP
Na sexta-feira (31), a turnê chega a Ouro Preto, com espetáculo às 20h, na Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto. No dia seguinte, o grupo retorna a Mariana para nova apresentação, às 20h, no CineTeatro Municipal.
A programação continua na segunda-feira (3), com oficina em Ouro Preto, às 14h, e na terça-feira (4), com apresentação às 15h, ambas na Casa da Ópera.
Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no Teatro Marília na quarta-feira (5), às 19h30, e na quinta (6), às 15h. O encerramento da turnê acontece na sexta-feira (7), no Sesc Tupinambás, também na capital mineira, com oficina das 9h às 12h e apresentação às 19h.
A circulação do espetáculo SER(tão) conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem a produção da Alma do Minho e é uma realização do Movidos Dança, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Movidos Dança: trajetória e propósito
Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, cujo objetivo é promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos plurais sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
