O grande cartão postal de Minas Gerais e de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, alcançou a marca de mais de 347 mil visitantes durante o ano de 2024. Localizado na Praça Tiradentes, coração do Brasil Barroco, o prédio público recebeu exposições marcantes no ano que se passou, além de ser destaque nacional com reconhecimento mundial e reportagens da grande mídia.
Ao anunciar o feito, a página oficial do Museu destacou que estes números posicionam o Museu da Inconfidência como um dos principais destinos turísticos do país.
Além disso, a publicação ressalta a preservação da memória do Brasil Colonial como um dos principais pilares do museu. Em 2024, o Museu da Inconfidência celebrou 80 anos de existência no edifício histórico que outrora abrigou a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, além do Panteão dos Inconfidentes.
Veja abaixo o texto na íntegra:
“O Museu da Inconfidência alcançou o recorde de 347 mil visitantes em 2024! Este marco reflete o crescente interesse pela história e cultura brasileira, consolidando o Museu como um dos principais destinos turísticos e culturais de Minas Gerais!
Reconhecido por preservar a memória da Inconfidência Mineira e por abrigar um vasto acervo histórico e artístico, o Museu se tornou ponto obrigatório para quem deseja mergulhar no período colonial brasileiro. O diálogo de exposições contemporâneas com o acervo permanente e projetos educativos também foram fundamentais para atrair um público diversificado, incluindo turistas nacionais, estrangeiros e pesquisadores.
Em nome do Museu da Inconfidência, queremos agradecer a todos funcionários e visitantes pela colaboração e participação. A presença de vocês reforça nosso compromisso com a história, a arte e a cultura, simbolizando não apenas o sucesso da Instituição, mas também o reconhecimento do valor inestimável do patrimônio histórico brasileiro‘
O ano também foi marcado por exposições impactantes, como a mostra “Refundação”, que reuniu obras de 100 artistas com reflexões sobre o período escravocrata. Essa exposição ganhou destaque nacional em uma reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, que reconheceu o papel do museu como integrante da Rede de Lugares de História e Memória da UNESCO, relacionados às rotas dos povos escravizados.
A história do Museu da Inconfidência
O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, surgiu em 1944 para preservar a memória da Inconfidência Mineira e a história de Minas Gerais. Seu edifício principal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, foi esvaziado em 1938 e abrigou o Panteão dos Inconfidentes antes da criação do museu. A instituição sofreu desafios administrativos, mas passou por reformas significativas, culminando na renovação de sua exposição em 2006, com foco na Inconfidência.
Além do prédio principal, o museu conta com três anexos em Ouro Preto, destinados a atividades administrativas, técnicas, educativas e culturais. A exposição e os anexos retratam a evolução histórica, social e artística de Minas Gerais, conectando o passado colonial com a contemporaneidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.