Museu da Inconfidência é destaque nacional com reconhecimento da UNESCO

Museu da Inconfidência é destaque nacional com reconhecimento da UNESCO

O projeto de reposicionamento do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto foi destaque do ‘Jornal Hoje’ da TV Globo, da edição de ontem (07). O tema da reportagem que abordou um dos cartões postais da Cidade Patrimônio Mundial foi o reconhecimento do local como Rede de Lugares de História e Memória da UNESCO ligados às rotas dos povos escravizados.

Apenas outros dois museus no Brasil estão contemplados com esse reconhecimento: o Museu Casa da República, no Rio de Janeiro e o Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ). No mundo, serão 22 espaços que ajudarão a contar a história dos povos escravizados.

A matéria apresentou a exposição “Refundação,” que reúne obras de 100 artistas e traz peças que evocam o doloroso período da escravidão, promovendo uma reflexão crítica sobre o passado. Guilherme Cunha, coordenador do coletivo Retratistas do Morro e um dos expositores, foi entrevistado e reforçou a importância de incluir novas perspectivas na narrativa histórica do museu. “É uma das primeiras vezes na história do país que a gente ver a imagem das populações de favela em relação com retratos que apresentam a estrutura de poder que organizou e que concentrou as tomadas de decisão para a criação desse do panorama nacional de como a gente entende hoje que é o país”, explicou Cunha.

O diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, também foi entrevistado e ressaltou o papel dos museus em revisitar e reinterpretar suas coleções à luz de uma perspectiva mais inclusiva e autocrítica. “Hoje, temos um movimento internacional de reconhecimento dos povos que foram marginalizados em algum período da história. Quando a UNESCO reconhece este edifício, que foi construído pelas mãos de escravizados, isso muda a história do museu”, afirmou Calheiros.

Leia mais:

A mostra Refundação fica disponível em no Museu da Inconfidência em Ouro Preto até o próximo domingo (10).

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o  Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment